A quarta-feira (13) foi de sol e calor na maior parte do Espírito Santo, mas duas cidades tiveram destaque nacional em relação a altas temperaturas. Enquanto Vitória foi a segunda capital mais quente do Brasil, com 34,5 °C, Ecoporanga entrou no Top 5 dos municípios brasileiros, com 36,1 °C. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Entre as capitais, Vitória ficou atrás somente de Boa Vista (RR), que registrou 36,1 °C na quarta-feira. O ranking, após a cidade capixaba, tem ainda o Rio de Janeiro (RJ), Cuiabá (MT), Teresina (PI) e Porto Velho (RO). Confira:
Já no ranking que contempla todas as cidades do Brasil, a cidade do Noroeste do Espírito Santo fica atrás de municípios do Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Confira a colocação:
Como mostrou a reportagem de A Gazeta, o Instituto Climatempo alerta para a chegada de uma frente fria que deve diminuir as temperaturas em todas as regiões do Estado. Segundo o instituto, a frente fria já avançou sobre o Sul do Brasil na terça-feira (12) e, na quarta-feira (13), passou por São Paulo. A previsão é que chegue ao Espírito Santo nesta quinta-feira (14).
Ainda conforme o Climatempo, a massa de ar frio de origem polar que vem com esta frente fria vai se espalhar sobre o Centro-Sul do Brasil nos próximos dias e várias capitais — incluindo Vitória — poderão registrar novos recordes de frio para o ano de 2022. Os recordes devem ser de menor temperatura mínima e menor temperatura máxima, ou madrugada e tarde mais fria.
Nesta quinta-feira, o Espírito Santo recebeu um alerta laranja, de perigo, para chuvas intensas e ventos de até 100 km/h.
O registro de temperaturas amenos é confirmado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Veja a previsão dia a dia, segundo o Incaper:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta