Neste ano, Vitória teve a primavera mais chuvosa dos últimos nove anos, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) levantados pela Climatempo. A tendência é que a chuva continue acima da média no Estado no verão, entre dezembro e março.
Na Capital capixaba, foram registrados 810,2 mm de chuva na primavera, medidos até a manhã desta terça-feira (20) pela estação convencional do Inmet. O índice está 92,5% acima da média para o período (420,6 mm). Desta forma, a primavera 2022 foi a mais chuvosa em nove anos. Em 2013, a cidade registrou 911,2 mm.
A previsão é que a chuva continue volumosa no Espírito Santo nesta quarta-feira (21), por influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), além do reforço do ciclone extratropical que se forma na costa do Estado, dando origem a uma nova frente fria e reforçando a organização da ZCAS.
A Climatempo alerta que a chuva deve persistir nos próximos dias, com alerta de perigo para deslizamento de terra, inundações e alagamentos entre Minas Gerais e o Espírito Santo. Modelos numéricos de previsão do tempo estimam que chova mais de 200 mm nesses dois estados, incluindo as capitais, até o dia 24 de dezembro.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta