Dados do Climatempo indicam que o município de Vitória tem o mês de outubro mais chuvoso desde 2014. O total de chuva acumulado na Capital medido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de 1° a 12 de outubro (até as 9h) foi de 209,0 mm.
Levando em consideração que o mês ainda não acabou, e há previsão de mais chuva, o total parcial observado na Capital já é a maior quantidade de chuva em outubro no município desde 2014, quando choveu 286,6 mm em outubro daquele ano.
O número superou os 97,1 mm medidos entre 9h do de domingo (10) e 9h de segunda-feira (11) deste mês. A chuva destas 48 horas somaram 194,9 mm, valor que passou da média normal para um mês de outubro que é de aproximadamente 123 mm.
Segundo boletim divulgado na manhã desta quarta-feira (13) pela Defesa Civil Estadual, o Espírito Santo contabiliza 410 desalojados e três desabrigados. Este número é resultado das chuvas que atingem o Estado nos últimos dias.
A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera ainda vai manter a formação de áreas de chuva sobre o Espírito Santo nos próximos dias, mas o sol reaparece e tendência geral é de diminuição da chuva.
Para esta quarta-feira (13), mesmo com a expectativa de períodos de sol, ainda há risco de chuva moderada a forte, mas de curto período. Não deve chover mais de forma volumosa e prolongada como nos últimos dois dias.
De quinta-feira (14) até o domingo (17), todo o Estado continua tendo pancadas de chuva, que podem ser moderadas, mas com a presença do sol.
Com base na medição do Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais (Cemaden), o Climatempo destacou alguns volumes de chuva muito elevados registrados no Espírito Santo, no período de 72 horas, entre aproximadamente 22h30 do sábado (9) e 22h30 desta terça-feira (12).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta