> >
IR 2024: como declarar de herança a criptomoedas; tire suas dúvidas

IR 2024: como declarar de herança a criptomoedas; tire suas dúvidas

Ainda não prestou as contas ao Leão? Saiba como inserir algumas informações na declaração para não correr o risco de cair na malha fina

Publicado em 28 de maio de 2024 às 12:08

Ícone - Tempo de Leitura 5min de leitura
Declaração do Imposto de Renda
Declaração do Imposto de Renda. (Divulgação)

Na próxima sexta-feira (31) termina o prazo para o envio da declaração de Imposto de Renda 2024. Se você está na lista dos mais de 180 mil capixabas que ainda não prestaram as contas com o Leão, confira algumas dicas para facilitar a declaração. 

Segundo a Receita Federal, uma maneira de reduzir o risco de erros é utilizar a declaração pré-preenchida. Mesmo assim, todas as informações devem ser checadas e validadas pelo contribuinte antes do envio da declaração. Além disso, alguns dados ainda precisam ser inseridos por quem está fazendo o preenchimento. 

Uma as alterações que precisa de mais atenção em 2024 é para quem tem que declarar criptomoedas. As moedas digitais adquiridas por mais de R$ 5 mil que não foram vendidas e estavam em posse do declarante até 31 de dezembro de 2023 não são taxadas pela Receita Federal, mas devem ser inseridas na declaração de Imposto de Renda.

Segundo Ana Paula Rabello, especialista em declaração de criptomoedas, para os investidores em moedas digitais, a principal mudança é a necessidade de especificar altcoins e stablecoins na declaração, em vez de utilizar os códigos genéricos anteriores. Isso alinha a declaração de criptoativos à de ações, na qual é necessário informar o ticker específico. Além disso, foi criado um campo para informar se é autocustodiante, ou seja, quando a própria pessoa assume os cuidados dos criptos. Caso contrário, é preciso indicar a corretora e o CNPJ, caso seja uma empresa nacional, de quem mantém a custódia das moedas.

A economista Cecília Perini acrescentou que houve alteração para o Imposto de Renda deste ano no que diz respeito aos investimentos realizados no exterior. "Os contribuintes têm a opção de declarar os bens de entidades controladas no exterior como se fossem de sua posse direta. Isso visa proporcionar maior transparência e controle sobre esses ativos. Além disso, agora é exigido detalhamento claro dos trustes, com o objetivo de individualizar e identificar precisamente essas estruturas nas declarações fiscais."

Saiba como inserir alguns itens na declaração

Herança

Criptomoedas

Como declarar investimentos?

Previdência privada

Como declarar venda de imóveis?

Quando optar pela declaração completa? E pela simplificada?

O que pode e o que não pode ser incluído como despesas de saúde?

Como comprovar essas despesas com saúde da forma correta?

Como declarar despesas com educação quando parte do valor é reembolsada pela empresa?

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais