A dúvida do leitor de A Gazeta, Rodrigo José Costa Nóbrega, é comum para muitos pais que declaram como dependentes filhos maiores de idade no Imposto de Renda. No caso do Rodrigo, a filha dele tem 24 anos e recebe bolsa de residência médica. Por isso, ele quer saber se a jovem pode continuar sendo dependente.
A bolsa deve ser declarada no IR pelo pai (titular), e entrar na base de cálculo do valor sobre o qual incidirá o imposto, o que vai interferir no total a pagar.
Por isso, Tamara Silva Daiello, diretora do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Espírito Santo (Sescon - ES), explica que isso pode acontecer, mas não é muito vantajoso.
“Tenho filha (ainda dependente) com 24 anos que têm bolsa de residência médica. Ela teria que declarar separado ou pode continuar sendo minha dependente e declarando a bolsa recebida?”
Ela pode continuar declarando em conjunto, embora não acredite ser vantajoso. Talvez seja o caso de ela começar a declarar separadamente. Pois quando você declara o dependente, todos os bens e direitos dela devem ser incorporados à sua declaração.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta