> >
Saiba como se preparar para a entrega do Imposto de Renda

Saiba como se preparar para a entrega do Imposto de Renda

Empresas e organizações financeiras têm até 28 de fevereiro para entregar o Informe de Rendimentos, mas há outras informações que também precisam ser reunidas

Publicado em 28 de fevereiro de 2023 às 11:20

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Imposto de Renda, Receita Federal, rendimentos
Reunir a documentação necessária facilita preenchimento da declaração. (Shutterstock)

O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda vai de 15 de março a 31 de maio, mas, desde já, ter um pouco de organização e planejamento pode evitar dor de cabeça no momento de prestar contas ao Leão.

As empresas têm até o dia 28 de fevereiro para entregar o Informe de Rendimentos a seus empregados. O mesmo vale para os bancos e outras instituições financeiras. Porém há outras informações que também precisam ser reunidas.

O professor de Contabilidade da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Tiago Slavov, explica que preencher a declaração do IR pode levar alguns minutos para quem tem poucos rendimentos e bens; ou muitas horas, dependendo do patrimônio do contribuinte. E a principal dica para não errar é ter atenção.

“Os documentos mais importantes são os informes de rendimentos recebidos dos empregadores, contratantes de serviços, ex-empregador para quem foi desligado da empresa no ano anterior, informe do INSS para aposentados e aluguéis recebidos. Informes de rendimentos bancários também podem ser acessados facilmente nos serviços digitais dos bancos”, destaca Slavov.

Ele observa ainda que a declaração pré-preenchida é uma opção que pode facilitar — e muito — a vida do contribuinte.

Nessa modalidades, as informações à disposição da Receita Federal são importadas diretamente para a declaração, como é o caso de informações de rendimentos pagos por empresas e outras pessoas, despesas médicas informadas por estabelecimentos médicos e o histórico de bens e direitos das declarações de anos anteriores.

“Quem usa a funcionalidade na declaração pré-preenchida tem menor chance de errar o preenchimento e cair na malha fina, favorecendo a possibilidade de receber a restituição mais rapidamente. Para quem tem imposto a pagar, significa maior tranquilidade em saber que está pagando corretamente seus impostos. Mas atenção: a conferência e validação dos dados continua a ser uma responsabilidade do contribuinte.”

Os principais documentos para preencher a declaração

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais