Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Assassinato em Jaguaré

Empresário é preso acusado de matar fazendeiro em Jaguaré, no ES

Crime aconteceu no dia 6 de março quando vítima visitava plantação de café e foi atingida por disparos de arma de fogo;  dívida motivou crime

Públicado em 

30 mar 2026 às 13:49
Vilmara Fernandes

Colunista

Vilmara Fernandes

Foi preso no início da tarde desta segunda-feira (30) um empresário do ramo de serralheria que confessou à Polícia Civil ter assassinado o fazendeiro Adelanio dos Santos Dantas, 46 anos. O crime  aconteceu no dia 6 deste mês, no interior de Jaguaré, Norte do Espírito Santo.
Segundo o titular da Delegacia de Jaguaré, o delegado Erick Lopes Esteves, o autor do crime é André Araújo Barros de 22 anos.
“Desde sexta-feira (27) estávamos com o mandado de prisão e realizamos uma operação para localizá-lo. Ele foi detido em casa. Chegou a relatar que já nos aguardava. Confessou o crime e mostrou onde estava guardada a arma que utilizou”, contou o delegado.
Adelânio foi baleado três vezes em meio a uma plantação de café de sua propriedade, na comunidade de Água Limpa, no dia 6 deste mês. Antes de perder a consciência, a vítima conseguiu ligar para a esposa para pedir ajuda.

Motivação

Há cerca de um mês, André, que é dono de uma empresa na cidade de Jaguaré, pegou emprestado com Adelânio o valor de R$ 72 mil, e a data do pagamento se aproximava.  À polícia disse que estava sendo ameaçado e por este motivo decidiu matar a vítima.
Mas as investigações, segundo o delegado, mostram um cenário diferente. Não foi encontrado no celular de Adelânio nenhum registro de ameaças contra André.
“Perguntei ao André porque não procurou a polícia para informar que estava sendo ameaçado. Teria chamado os dois, poderiam ter feito até um acordo para o pagamento da dívida. Mas ele optou por outro caminho, decidiu matar a vítima por não ter como quitar a dívida”, observou o delegado.
André é morador do bairro Seac e foi preso quando retornou para sua casa para o almoço. É casado e tem uma filha.

Operação

A prisão ocorreu em mais uma fase da Operação Tolerância Zero. De acordo com o delegado, após cerca de 18 dias, a polícia conseguiu identificar todo o cenário do crime. Foram obtidos imagens de toda a movimentação da vítima e de quem o matou.
Foi apurado que André estudou todos os passos da vítima, inclusive o percurso que ela fazia até chegar na sua propriedade. No dia do crime, ele utilizou uma motocicleta com a placa tampada para evitar registros.
Após atingir a vítima, André seguiu para sua casa e continuou sua rotina. Segundo o delegado, além da arma do crime, com ele foi apreendida uma espingarda e muita munição.

Vilmara Fernandes

É jornalista de A Gazeta desde 1996. Antes atuou em A Tribuna. Foi repórter nas editorias de Política, Cidades e Pauta. Foi Editora de Pauta e Chefe de Reportagem. Desde 2007, atua como repórter especial com foco em matérias investigativas em diversas áreas.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Novos documentos mostram "contabilidade" do esquema de tráfico com policial do Denarc
Imagem de destaque
Estudo orienta inclusão de todos os municípios do ES na área da Sudene
Imagem de destaque
Jantar leve e saudável: 3 receitas com proteínas vegetais para o dia a dia

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados