> >
Concurso da Guarda da Serra: como se preparar para as provas

Concurso da Guarda da Serra: como se preparar para as provas

Remuneração inicial do cargo pode chegar a R$ 10 mil, somando todos os benefícios; provas serão em dezembro, por isso, candidatos devem começar a preparação imediatamente

Publicado em 10 de setembro de 2023 às 11:25

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura
Guarda Municipal da Serra
Guarda Municipal da Serra. (Gabriel Barroso - PMS/Secom)

As provas objetivas do concurso público da Guarda Municipal da Prefeitura da Serra serão aplicadas no dia 3 de dezembro, das 9h às 13h. Os candidatos terão que responder 80 questões de conhecimentos gerais e conhecimentos específicos.

O processo seletivo oferece 150 vagas, com salários que podem chegar a R$ 10 mil, somando todos os benefícios. As inscrições seguem até as 23h59 do dia 23 de outubro de 2023, no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). 

A diretora pedagógica do CEP, Ivone Goldner, ressalta que esse certame era um dos mais esperados pelos concurseiros capixabas da área da segurança, tendo em vista a excelente remuneração para o cargo de agente comunitário de segurança, que exige apenas formação em nível médio.

Ela lembra que para alcançar a aprovação, é necessário muita preparação. E alerta que o candidato deve iniciar de imediato os estudos, utilizando o prazo até a aplicação das provas para estudo e revisão de todo o conteúdo programático.

Aspas de citação

São inúmeras disciplinas, devendo os candidatos dedicar o maior tempo para assistir aulas e para leitura das leis secas e resolução de muitas provas anteriores, visando a uma boa performance na prova objetiva. Já para o TAF, são aconselháveis treinamentos direcionados às exigências do edital desde já

Ivone Goldner
Diretora pedagógica
Aspas de citação

Segundo ela, devem ser priorizadas as matérias mais importantes, que são Português, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional e Direitos Humanos, Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal, Legislação Geral e Legislação Específica, contemplando o maior número de pontos dos 100 pontos possíveis. As demais matérias também devem ser estudadas, embora com menor dedicação de tempo.

“A banca Idecan tem por característica cobrar o texto seco da legislação, com pegadinhas envolvendo a troca de palavras. As questões, embora curtas, são maliciosas, exigindo o conhecimento das exceções. A memorização é extremamente necessária, sendo importante a resolução de muitas questões anteriores. Para aqueles que pretendem iniciar agora uma preparação, é possível estudar todas as disciplinas, focando, nas matérias de Direito, apenas na letra da lei”, alerta.

Para o candidato que ainda vai começar a estudar, Ivone aconselha começar pelas matérias que terão maior número de questões e de pontos.

“O candidato deve criar uma rotina saudável de estudo, fazendo um plano emergencial, considerando o tempo que há até a aplicação da prova. É possível o estudante ficar bastante competitivo para a prova, desde que reparta os, aproximadamente, 90 dias que restam entre todas as matérias, acelerando as videoaulas e resolvendo questões”, finaliza.

Confira outras dicas

O professor do Gran Cursos Diego Fontes também ressalta que o cargo de agente comunitário de segurança da Guarda Municipal da Serra conta com excelente remuneração e boa quantidade de vagas. “É uma grande oportunidade para os concurseiros”, afirma. Confira, abaixo, o que diz o profissional sobre no que focar:

BANCA

A Idecan é uma banca que mudou muito o seu estilo de uns anos para cá, especialmente a partir de 2021. Sempre foi uma banca muito literal, sempre cobrou a letra da lei, mas, ultimamente, tem questões que vão além da mera lei seca, cobrando, por exemplo, jurisprudências.

No entanto, por ser um concurso municipal, eu acredito que a Idecan siga focando na letra da lei; não descarto a cobrança de doutrina ou jurisprudências, são parte do Direito, mas a minha grande aposta é que a Idecan siga com a sua cobrança mais tradicional.

Lógico que o candidato não pode ficar simplesmente lendo a lei, até porque ele precisa entender a lei para lembrar na hora da prova. Então, a recomendação é que o candidato estude por um material que explique a legislação, pode ser um PDF ou uma videoaula,  para que ele incorpore e não apenas decore aquele conteúdo. O melhor caminho é o entendimento das leis.

PROVA DE CAPACIDADE FÍSICA

A prova terá várias etapas, então é um concurso longo, que deve demorar de 10 meses a um ano para finalizar todas as fases, até o curso de formação. Por isso, é importante que o candidato também se prepare para o teste físico.

O ideal é já começar. Principalmente para quem está com sobrepeso, recomendo que procure um nutricionista e comece também uma preparação física, mesmo que seja uma corrida ou caminhada. A prova de capacidade física veio muito parecida com a da Polícia Legislativa do Senado, ou seja, não veio fácil. Não espere passar a prova para começar a preparação física.

PROVA OBJETIVA

Outra coisa que chamou a atenção no edital é que, quando olhamos para a prova objetiva e a prova teórica, temos uma divisão por pesos. Então, a parte de Conhecimentos Específicos tem peso 1,5. Além de você ter uma quantidade grande de questões, a maior parte da prova, você tem um peso maior.

Por isso, o candidato deve distribuir melhor o seu tempo nessas disciplinas de maior peso. Mas ele não pode deixar de lado os conhecimentos básicos. O ideal é que o tempo de estudo seja maior para a parte específica e um tempo menor para a parte de conhecimentos comuns.

PREPARAÇÃO

Fazer questões anteriores da Idecan para entender o perfil de cobrança da banca, até mesmo para entender como a banca cobra os assuntos contemplados no edital.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais