> >
Concurso da PM do ES: como se preparar para as provas objetivas

Concurso da PM do ES: como se preparar para as provas objetivas

Exames serão aplicados no dia 21 de agosto e os candidatos terão cinco horas para responder as questões; seleção também terá redação

Publicado em 9 de junho de 2022 às 17:29

Ícone - Tempo de Leitura 13min de leitura

As provas objetivas e de redação do concurso público para soldados da Polícia Militar do Espírito Santo serão aplicadas no dia 21 de agosto e os candidatos terão cinco horas para resolver as questões. Faltando um pouco mais de dois meses para os exames, os interessados devem se concentrar nos estudos para estar muito bem preparados.

Os participantes terão que responder 80 questões de múltipla escolha.

Data: 24/01/2019 - ES - Vitória - Policial - Polícia Militar usa drones para monitorar morros de Vitória - Editoria: Polícia - Foto: Fernando Madeira - NA
Polí­cia Militar contará com reforço no efetivo em breve. (Fernando Madeira)

Para a prova de soldado combatente, o candidato deverá se dedicar igualmente às disciplinas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Matemático, Geografia Geral, do Brasil e do Espírito Santo e História do Brasil e do Espírito Santo, segundo orientação da diretora pedagógica do curso preparatório CEP, Ivone Goldner. Ela lembra que, neste caso, todas as disciplinas terão o mesmo número de questões (20 cada) e o peso é 1.

Já para os cargos de soldado músico e soldado auxiliar de saúde, o participante precisa ficar muito atento aos conhecimentos específicos exigidos, pois o número de questões é bem maior em relação às demais disciplinas exigidas.

Ivone Goldner lembra que, para todos os cargos, o que fará grande diferença no concurso será a redação, que terá a pontuação máxima de 40 pontos, devendo o candidato obter 20 pontos ou mais do total da pontuação prevista para a Prova de Redação, para não ser eliminado do certame.

“Considerando que teremos, aproximadamente, 70 dias até a data da prova, o ideal é que o candidato reserve pelo menos 3 horas diárias de estudo. Será mais produtivo nesta reta final se o candidato estudar uma matéria por dia de segunda a sexta e, nos fins de semana, fizer uma revisão de todo o conteúdo já estudado, por meio de leitura de resumos e resolução de questões de provas anteriores”, orienta.

Jeferson Bogo, professor de Informática do Gran Cursos Online, recomenda que o candidato foque na resolução de exercícios, principalmente nas matérias que são mais cobradas neste tipo de certame e nas disciplinas mais difíceis.

“Isso vai ajudar a dar ênfase ao conteúdo que ainda precisa de reforço. Outra dica é tentar fazer dois ou três simulados que tenham a mesma duração da prova, sem celular e sem outras distrações. Caso contrário, o candidato chega no dia do teste sem ritmo e perde tempo em determinadas matérias", destaca.

SIMULADOS E PROVAS ANTERIORES

Conhecer o estilo de prova da banca também pode ajudar. O professor Jeferson Borgo lembra que o modelo de questões são sempre os mesmos e, assim, é possível identificar os temas que são mais ou menos cobrados.

O concurso da PM é organizado pelo Instituto AOCP, o mesmo que conduziu o processo seletivo da corporação em 2018. 

“Refaça essas provas e também de outras polícias, observando os detalhes das questões. Também alerto sobre a importância de se preparar para o teste físico, pois é grande o índice de reprovação nesta fase. Além disso, a atividade física vai ajudar a melhorar a concentração e reduzir o estresse”, comenta.

INSCRIÇÕES ATÉ 7 DE JULHO

O processo seletivo oferece 1.052 vagas para os cargos de soldados. As oportunidades foram distribuídas por três editais:

As inscrições podem ser feitas até as 23h59 do dia 7 de julho de 2022, no site www.institutoaocp.org.br. A taxa de participação é de R$ 74.

QUANDO SERÃO AS PROVAS

As provas objetivas e de redação serão aplicadas no dia 21 de agosto de 2022. Os exames serão realizados nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Venda Nova do Imigrante, Vitória, Vila Velha e Serra.

O cartão de informação do candidato, contendo o local e horário dos testes, estará disponível no dia 15 de agosto de 2022.

Para ser aprovado, além de não ser eliminado por outros critérios estabelecidos no edital, é necessário:

O QUE VAI CAIR NA PROVA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA SOLDADO COMBATENTE

CONHECIMENTOS GERAIS:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO SOLDADO AUXILIAR DE SAÚDE

CONHECIMENTOS GERAIS:

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO SOLDADO MÚSICO

CONHECIMENTOS GERAIS:

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais