O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos alterou algumas datas do calendário do Concurso Nacional Público Unificado (CNPU), o Enem dos Concursos. As mudanças ocorreram porque algumas etapas coincidiam com o final de semana das eleições municipais de outubro. As provas serão aplicadas em todo o país neste domingo, 18 de agosto. No Espírito Santo, os testes ocorrem em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.
A imagem do cartão-resposta será liberada apenas no dia 10 de setembro, e não mais no dia 8 de setembro, um domingo. Já a verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas ocorrerá nos dias 2 e 3 de novembro - anteriormente, o procedimento estava previsto para os dias 26 e 27 de outubro, mas as eleições ocorrerão no último domingo de outubro.
A data de divulgação dos resultados e o prazo para recurso foram transferidos para 13 e 14 de novembro.
Os editais também foram alterados para esclarecer que a avaliação biopsicossocial de candidatos com deficiência será feita por equipe multiprofissional, baseada na documentação enviada na inscrição, que ateste a espécie, grau ou nível da deficiência (se conhecida) e sua provável causa.
A divulgação dos resultados preliminares da avaliação biopsicossocial dos candidatos com deficiência e da veracidade da autodeclaração de candidatos negros e indígenas foi adiada de 1º de novembro para 17 do mesmo mês.
Também foi corrigido o valor da gratificação do cargo de nível médio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
As provas serão aplicadas neste domingo (18), em 228 cidades, incluindo todas as capitais. Ao todo, são 2,1 milhões de inscritos.
CONFIRA OS HORÁRIOS
HORÁRIOS DAS PROVAS DA MANHÃ
HORÁRIOS DAS PROVAS DA TARDE
O QUE PODE E O QUE NÃO PODE NO DIA DA PROVA
Os candidatos não podem estar com celular, relógio digital ou qualquer outro equipamento eletrônico no dia do exame.
Os equipamentos serão recolhidos pelos fiscais, devem ser desligados e serão colocados em um saco plástico, que ficará com o candidato durante todo o exame. Se o celular tocar, o participante é desclassificado automaticamente.
O candidato deve levar uma caneta preta transparente e um documento de identificação. Esse documento pode ser digital. Ele deve ser apresentado ao entrar na sala, mas, em seguida, o equipamento eletrônico deve ser desligado.
Também é permitido levar água em uma garrafa plástica transparente vedada e alimentos em pacotes que estejam fechados.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta