O governo federal autorizou a contratação de 3.026 novos servidores para atender 22 órgãos com salários que podem chegar a R$ 21 mil. O anúncio foi feito pela ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, nesta terça-feira (18) durante entrevista coletiva em Brasília.
Do total de oportunidades, 2.480 serão destinadas para novos concursos e 546 para convocação de remanescentes. O impacto anual com as novas contratações será de R$ 546 milhões. Entre os novos processos seletivos foram incluídos, por exemplo, as agência reguladoras e o Banco Central. O prazo para a publicação dos editais é de seis meses.
Os novos concursos serão para os seguintes órgãos:
A ministra da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos, Esther Dweck, também anunciou o provimento de aprovados nos seguintes certames já realizados:
Para a autorização dos concursos, a ministra ressaltou que foram observados alguns critérios como o tempo desde o último edital, proporção entre número de vagas e o número de cargos aprovados no órgão, entre outros pontos. Segundo ela, o atual quantitativo de servidores do Poder Executivo federal está muito inferior ao que seria necessário para a prestação de serviços à população. Entre 2018 e 2023, conforme a ministra, 75,6 mil vagas deixaram de existir.
“É difícil saber qual área conta com maior carência de pessoal no governo, tendo em vista a diminuição do quadro no decorrer do governo anterior", ressaltou Esther Dweck.
Em junho deste ano, a ministra havia autorizado o preenchimento de 4.436 vagas em diferentes órgãos e ministérios. Os editais devem ser publicados entre outubro e dezembro, conforme a data de autorização dos concursos. Desde o início do ano, já foram liberadas mais de 23 mil oportunidades.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta