O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai abrir concurso público com 175 vagas para o cargo de perito médico. O aval foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (7) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
A carreira é destinada a profissionais formados em Medicina com o registro regular no Conselho Regional da classe. Com a estabilidade pelo regime estatutário de contratação, os salários variam entre R$ 7.938,50 (20h) e R$ 15.875,99 (40h), considerando o reajuste de 9% concedido pelo governo federal em 2023.
O Ministério da Previdência tem até seis meses para publicar o edital, ou seja, até fevereiro de 2025. A portaria 5.477 também prevê a aplicação das provas dois meses após a divulgação do documento, ou seja, até o mês de abril de 2025.
A partir de agora, o INSS já pode formar a comissão organizadora, escolher a banca responsável pelo certame, entre outras iniciativas. Ainda não há informações sobre a distribuição dos postos pelos Estados.
As 175 vagas autorizadas ficam bem abaixo do total solicitado pelo Ministério da Previdência, que foi de 1.574 postos de perito médico.
O último concurso do Ministério da Previdência Social para peritos foi realizado em 2011, sob organização da Fundação Carlos Chagas (FCC). Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e de títulos.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta