> >
Mais de 63 mil vagas previstas em concursos públicos federais para 2025

Mais de 63 mil vagas previstas em concursos públicos federais para 2025

Do total de postos, 5.952 são para criação (cargos novos) e 57.814 para provimento, ou seja, convocação de aprovados em certames válidos ou em novos concursos

Publicado em 2 de setembro de 2024 às 14:36

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Congresso Nacional
Proposta de Orçamento foi encaminhado ao Congresso Nacional. (Leonardo Sá/Agência Senado)

governo federal prevê preencher 63.766 vagas por meio de concursos públicos em 2025. As contratações estão previstas no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o próximo ano, encaminhado ao Congresso Nacional na última sexta-feira (30). Segundo o secretário de Orçamento Federal, Claytan Montes, há reserva de cerca de R$ 2 bilhões para gastos com pessoal.

As oportunidades serão distribuídas pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Do total de postos, 5.952 são para criação (cargos novos) e 57.814 para provimento, ou seja, convocação de aprovados em certames válidos ou em novos concursos.

O texto segue para análise dos parlamentares da Comissão Mista do Congresso, onde deve receber emendas e votado em sessão conjunta da Câmara dos Deputados e Senado Federal até dezembro. Após aprovação, a PLOA passará por sanção presidencial.

A distribuição ficará da seguinte forma:

  • Poder Executivo: 58.269 vagas (53.599 para provimento e 4.670 para criação)
  • Poder Judiciário: 4.673 vagas (3.524 para provimento e 1.149 para criação)
  • Poder Legislativo: 416 vagas (todas para provimento)
  • Defensoria Pública da União: 134 vagas (43 para provimento e 91 para criação)
  • Ministério Público da União: 274 vagas (232 para provimento e 42 para criação)

O texto não traz as carreiras em que terão vagas preenchidas. Sendo assim, os quantitativos representam apenas uma estimativa para criação ou provimento de novas oportunidades no serviço público, o que não significa que estas contratações estão autorizadas.

Os órgãos federais enviaram ao Ministério do Planejamento as solicitações para o preenchimento das oportunidades. Ao menos, 25 órgãos pediram abertura de novos certames. Entretanto, para que os concursos sejam abertos é necessário ter autorização da pasta. 

É importante ressaltar que Orçamento garantirá o provimento das vagas pelos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CMU) e demais seleções que foram autorizadas este ano como Ibama e Previdência Social. O governo federal não descarta uma nova edição do Enem dos Concursos no ano que vem. 

O Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2025 (PLOA) estipula receita e fixa as despesas públicas para o próximo ano, além de conter informações relevantes sobre editais e vagas em concurso público.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais