A Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu) divulgou nesta quinta-feira (18) o edital de abertura de processo seletivo simplificado para a contratação temporária de psicólogos e assistentes sociais. A remuneração é de R$ 5.118,83, mais auxílio-alimentação de R$ 600, para carga horária de 40 horas semanais.
Os profissionais vão atuar, em regime de designação temporária, na Gerência de Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (G-APoie) e nas equipes externas localizadas nas Superintendências Regionais de Educação (SREs) e unidades escolares da rede estadual.
A intenção é que os profissionais contribuam no desenvolvimento intelectual, emocional e social dos estudantes e garantam construções para colaborar com a integração com a sociedade.
É bom lembrar que psicólogos e assistentes sociais não vão oferecer atendimento psicológico aos alunos, pois é uma ação específica do Sistema Único de Saúde. Mas sim construir estratégias e propostas no âmbito e prevenir a violência familiar.
Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site www.selecao.es.gov.br, no período das 10 horas do dia 22 de maio até as 17 horas do dia 29 de maio de 2023. Só será aceita uma inscrição por CPF.
De acordo com o edital, o candidato que realizar a inscrição para atuar na SRE ou na Unidade Central da Sedu só será convocado quando acabar a lista de classificação do Edital nº 13/2022.
A seleção contará com quatro etapas: inscrição, chamada e comprovação de títulos, avaliação de competência técnica e comportamental e formalização dos contratos. A validade do edital vai até 31 de dezembro de 2023, podendo ser prorrogado.
Saiba mais sobre os cargos
Assistente social
Requisitos: Graduação em Serviço Social e Registro no Conselho Regional de Serviço Social - CRESS, acrescido de Atestado de regularidade junto ao Conselho.
Jornada de trabalho: 40 horas
Remuneração: R$ 5.118,83, mais auxílio-alimentação de R$ 600.
Atribuições
Desenvolver ações considerando o previsto nesta Portaria e suas alterações;
Realizar atividades previstas nas Diretrizes de Atuação das equipes de ação psicossocial e orientação interativa escolar externas, observando as orientações da G-APOIE e os documentos de referência definidos pelos Conselhos Federais e Regionais de ambas as classes;
Organizar e executar fóruns, rodas de conversa, ações coletivas e demais estratégias preventivas, visando ao diálogo e à troca de conhecimento e de experiências entre as equipes de ação psicossocial e orientação interativa escolar, professores, pedagogos, coordenadores, diretores, supervisores escolares e profissionais de outros equipamentos da rede de proteção, promoção e garantia de direitos da criança e do adolescente, desenvolvendo temas que se façam necessários ao diálogo e à construção de conhecimento;
Apoiar, orientar e propor quanto às ações de datas previstas no Calendário Escolar que podem impactar diretamente os aspectos emocionais e sociais de estudantes, como, por exemplo, Dia Internacional da Mulher, Dia da Conscientização contra o Bullying, Dia dos Povos Indígenas, Dia Estadual da Promoção de Igualdade Racial, Dia do Funcionário da Escola, Dia do Estudante, Dia do Professor, Semana Estadual de Combate ao Extermínio de Jovens, Semana Estadual da Consciência Negra, Semana Estadual de Segurança nas Escolas, Dia da Família na Escola e a Semana Estadual dos Direitos Humanos;
Acolher, orientar e acompanhar casos individuais de estudantes indicados pelas escolas, construindo coletivamente estratégias para condução de demandas relacionadas aos aspectos psicossociais;
Acompanhar e impulsionar a articulação entre as unidades escolares e os equipamentos da rede de proteção e promoção à criança e ao adolescente aos demais serviços de garantia de direitos;
Incentivar o reconhecimento do território no processo de articulação da unidade escolar e de demais instituições públicas, privadas, organizações comunitárias locais e movimentos sociais;
Construir ações que busquem ampliar e fortalecer a participação familiar e comunitária em projetos oferecidos pela rede escolar pública estadual;
Contribuir com relações escolares democráticas que enfrentem os processos de medicalização, patologização e judicialização da vida dos estudantes;
Promover diálogos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto da Juventude, as políticas de equidade racial, a legislação social em vigor e as demais políticas públicas, contribuindo para a formação e o exercício da cidadania do estudante e da comunidade escolar;
Desempenhar ações que estejam orientadas tecnicamente pela G-APOIE, observando os códigos de ética e os demais documentos orientadores das profissões de psicologia e de serviço social;
Registrar as ações, em instrumentos definidos pela G-APOIE, observando a temporalidade e a intencionalidade da descrição das atividades e percepções técnicas;
Respeitar o sigilo e as condutas éticas previstas nos códigos e documentos de referência definidos pelos Conselhos Federais e Regionais de ambas as classes.
Psicólogo
Requisitos: Graduação em Psicologia E Registro no Conselho Regional de Psicologia - CRP, acrescido de Atestado de Regularidade junto ao Conselho.
Carga horária: 40 Horas
Remuneração: R$ 5.118,83, mais auxílio-alimentação de R$ 600.
Atribuições
Desenvolver ações considerando o previsto nesta Portaria e suas alterações;
Realizar atividades previstas nas Diretrizes de Atuação das equipes de ação psicossocial e orientação interativa escolar externas, observando as orientações da G-APOIE, e os documentos de referência definidos pelos Conselhos Federais e Regionais de ambas as classes;
Organizar e executar fóruns, rodas de conversa, ações coletivas e demais estratégias preventivas, visando ao diálogo e à troca de conhecimento e de experiências entre as equipes de ação psicossocial e orientação interativa escolar, professores, pedagogos, coordenadores, diretores, supervisores escolares e profissionais de outros equipamentos da rede de proteção, promoção e garantia de direitos da criança e do adolescente, desenvolvendo temas que se façam necessários ao diálogo e à construção de conhecimento;
Apoiar, orientar e propor quanto às ações de datas previstas no Calendário Escolar que podem impactar diretamente os aspectos emocionais e sociais de estudantes, como, por exemplo, Dia Internacional da Mulher, Dia da Conscientização contra o Bullying, Dia dos Povos Indígenas, Dia Estadual da Promoção de Igualdade Racial, Dia do Funcionário da Escola, Dia do Estudante, Dia do Professor, Semana Estadual de Combate ao Extermínio de Jovens, Semana Estadual da Consciência Negra, Semana Estadual de Segurança nas Escolas, Dia da Família na Escola e a Semana Estadual dos Direitos Humanos;
Acolher, orientar e acompanhar casos individuais de estudantes indicados pelas escolas, construindo coletivamente estratégias para condução de demandas relacionadas aos aspectos psicossociais;
Acompanhar e impulsionar a articulação entre as unidades escolares e os equipamentos da rede de proteção e promoção à criança e ao adolescente aos demais serviços de garantia de direitos;
Incentivar o reconhecimento do território no processo de articulação da unidade escolar e de demais instituições públicas, privadas, organizações comunitárias locais e movimentos sociais;
Construir ações que busquem ampliar e fortalecer a participação familiar e comunitária em projetos oferecidos pela rede escolar pública estadual;
Contribuir com relações escolares democráticas que enfrentem os processos de medicalização, patologização e judicialização da vida dos estudantes;
Promover diálogos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto da Juventude, as políticas de equidade racial, a legislação social em vigor e as demais políticas públicas, contribuindo para a formação e o exercício da cidadania do estudante e da comunidade escolar;
Desempenhar ações que estejam orientadas tecnicamente pela G-APOIE, observando os códigos de ética e os demais documentos orientadores das profissões de psicologia e de serviço social;
Registrar as ações, em instrumentos definidos pela G-APOIE, observando a temporalidade e a intencionalidade da descrição das atividades e percepções técnicas;
Respeitar o sigilo e as condutas éticas previstas nos códigos e documentos de referência definidos pelos Conselhos Federais e Regionais de ambas as classes.
Locais de atuação das equipes Apoie
Sedu – Unidade Central
Superintendência Regional de Educação Afonso Cláudio
Escolas Públicas Estaduais do Município de Afonso Cláudio
Escolas Públicas Estaduais do Município de Brejetuba
Escolas Públicas Estaduais do Município de Conceição do Castelo
Escolas Públicas Estaduais do Município de Domingos Martins
Escolas Públicas Estaduais do Município de Laranja da Terra
Escolas Públicas Estaduais do Município de Santa Maria de Jetibá
Escolas Públicas Estaduais do Município de Venda Nova do Imigrante
Superintendência Regional de Educação Barra de São Francisco
Escolas Públicas Estaduais do Município de Água Doce do Norte
Escolas Públicas Estaduais do Município de Águia Branca
Escolas Públicas Estaduais do Município de Barra de São Francisco
Escolas Públicas Estaduais do Município de Ecoporanga
Escolas Públicas Estaduais do Município de Mantenópolis
Superintendência Regional de Educação Cachoeiro de Itapemirim
Escolas Públicas Estaduais do Município de Atílio Vivacqua
Escolas Públicas Estaduais do Município de Cachoeiro de Itapemirim
Escolas Públicas Estaduais do Município de Castelo
Escolas Públicas Estaduais do Município de Iconha
Escolas Públicas Estaduais do Município de Itapemirim
Escolas Públicas Estaduais do Município de Jerônimo Monteiro
Escolas Públicas Estaduais do Município de Marataízes
Escolas Públicas Estaduais do Município de Mimoso do Sul
Escolas Públicas Estaduais do Município de Muqui
Escolas Públicas Estaduais do Município de Presidente Kennedy
Escolas Públicas Estaduais do Município de Rio Novo do Sul
Escolas Públicas Estaduais do Município de Vargem Alta
Superintendência Regional de Educação Carapina
Escolas Públicas Estaduais do Município de Fundão
Escolas Públicas Estaduais do Município de Santa Teresa
Escolas Públicas Estaduais do Município de Serra
Escolas Públicas Estaduais do Município de Vitória
Superintendência Regional de Educação Cariacica
Escolas Públicas Estaduais do Município de Cariacica
Escolas Públicas Estaduais do Município de Marechal Floriano
Escolas Públicas Estaduais do Município de Santa Leopoldina
Escolas Públicas Estaduais do Município de Viana
Superintendência Regional de Educação Colatina
Escolas Públicas Estaduais do Município Alto Rio Novo
Escolas Públicas Estaduais do Município Baixo Guandu
Escolas Públicas Estaduais do Município de Colatina
Escolas Públicas Estaduais do Município de Governador Lindemberg
Escolas Públicas Estaduais do Município de Itaguaçu
Escolas Públicas Estaduais do Município de Itarana
Escolas Públicas Estaduais do Município de Marilândia
Escolas Públicas Estaduais do Município de Pancas
Escolas Públicas Estaduais do Município de São Domingos do Norte
Escolas Públicas Estaduais do Município de São Roque do Canaã
Superintendência Regional de Educação Guaçuí
Escolas Públicas Estaduais do Município de Alegre
Escolas Públicas Estaduais do Município de Apiacá
Escolas Públicas Estaduais do Município de Bom Jesus do Norte
Escolas Públicas Estaduais do Município de Divino de São Lourenço
Escolas Públicas Estaduais do Município de Dores do Rio Preto
Escolas Públicas Estaduais do Município de Guaçuí
Escolas Públicas Estaduais do Município de Ibatiba
Escolas Públicas Estaduais do Município de Ibitirama
Escolas Públicas Estaduais do Município de Irupi
Escolas Públicas Estaduais do Município de Iúna
Escolas Públicas Estaduais do Município de Muniz Freire
Escolas Públicas Estaduais do Município de São José do Calçado
Superintendência Regional de Educação Linhares
Superintendência Regional de Educação Linhares
Escolas Públicas Estaduais do Município de Aracruz
Escolas Públicas Estaduais do Município de Ibiraçu
Escolas Públicas Estaduais do Município de João Neiva
Escolas Públicas Estaduais do Município de Linhares
Escolas Públicas Estaduais do Município de Rio Bananal
Escolas Públicas Estaduais do Município de Sooretama
Superintendência Regional de Educação Nova Venécia
Escolas Públicas Estaduais do Município de Boa Esperança
Escolas Públicas Estaduais do Município de Montanha
Escolas Públicas Estaduais do Município de Mucurici
Escolas Públicas Estaduais do Município de Nova Venécia
Escolas Públicas Estaduais do Município de Pinheiros
Escolas Públicas Estaduais do Município de Ponto Belo
Escolas Públicas Estaduais do Município de São Gabriel da Palha
Escolas Públicas Estaduais do Município de Vila Pavão
Escolas Públicas Estaduais do Município de Vila Valério
Superintendência Regional de Educação São Mateus
Escolas Públicas Estaduais do Município de Conceição da Barra
Escolas Públicas Estaduais do Município de Jaguaré
Escolas Públicas Estaduais do Município de Pedro Canário
Escolas Públicas Estaduais do Município de São Mateus
Superintendência Regional de Educação Vila Velha
Escolas Públicas Estaduais do Município de Alfredo Chaves
Escolas Públicas Estaduais do Município de Anchieta
Escolas Públicas Estaduais do Município de Guarapari
Escolas Públicas Estaduais do Município de Piúma
Escolas Públicas Estaduais do Município de Vila Velha