> >
Veja como se preparar para o concurso da Sedu do ES

Veja como se preparar para o concurso da Sedu do ES

Provas serão aplicadas no dia 16 de março, nas cidades de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Cariacica, Linhares, São Mateus, Serra e Vila Velha

Publicado em 27 de dezembro de 2024 às 11:18

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Prova de concurso público
Prova de concurso público. (Freepik)

As provas objetivas do concurso público da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu) estão marcadas para o dia 16 de março. E mesmo com um pouco menos de três meses para os testes, é possível fazer um plano de estudos e estar muito bem preparado, uma vez que a expectativa é de que o certame deve ser bem concorrido.

Sedu do ES publica edital de concurso com 1.290 vagas

O plano de estudos prioriza as disciplinas de maior peso e o estudo de caso, com uma abordagem estratégica e objetiva. O cronograma foi elaborado pela  diretora pedagógica do CEP, Ivone Goldner, a pedido de A Gazeta. 

Até 15 de fevereiro, o candidato deve construir uma base teórica, em que o aluno deverá, sobretudo, assistir a muitas aulas.

De 16 de fevereiro a 15 de março, será o período de incluir, além de aulas e revisões, muita resolução de questões e provas anteriores da banca examinadora (FCC) e estudos direcionados para o estudo de caso. Na véspera da prova, revisão e mentalização para o exame.

Ela orienta ainda que o ideal é uma carga horária de 3 a 4 horas/dia de segunda a sexta-feira e de 5 a 6 horas/dia em fins de semana e feriados.

Já considerando o peso e a quantidade de questões de cada disciplina, o candidato deve utilizar a seguinte estratégia de estudo:

  • 01

    Língua Portuguesa

    30% do tempo total, com 2h semanais para assistir aulas, leitura e interpretação de textos; 2h semanais para teoria e exercícios de gramática, fazendo simulados quinzenais com análise de erros.

  • 02

    Conhecimentos Específicos

    30% do tempo total, com 3h semanais para assistir aulas, leitura e resumo da legislação e diretrizes, bem como focando no componente curricular; 1h semanal para resolução de questões.

  • 03

    Psicologia da Aprendizagem e Uso Tecnológico na Educação e Informática Básica

    15% do tempo total para cada uma, com 2h semanais para aulas, leitura e resumo dos conteúdos teóricos de cada disciplina, mais 1 hora semanal para revisões.

  • 04

    Estudo de Caso

     10% do tempo total, aumentando na reta final, devendo, a partir de 15 de fevereiro, dedicar 3h semanais para prática de redação de estudos de caso.

Distribuição semanal, até 15 de fevereiro:

Segunda a sexta-feira:
-1h de Língua Portuguesa.
-1h de Conhecimentos Específicos.
-1h alternando entre Psicologia da Aprendizagem ou Uso Tecnológico/Informática.

Sábado e domingo:
-2h de revisão e exercícios de Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos.
-1h de Psicologia da Aprendizagem.
-1h de Tecnologias/Informática ou simulados.

Distribuição semanal, de 16 de fevereiro a 14 de março

Segunda a sexta-feira:
-1h30 de revisão teórica (Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos).
-1h30 de exercícios e simulados.
-1h para prática de redação de estudo de caso.

Sábado e domingo:
-3h de simulados gerais.
-2h para revisão de erros.
-1h prática de estudo de caso.

“A véspera da prova deve ser utilizada da seguinte forma: 3 horas para revisão de última hora, sobretudo de Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos, mais 1 hora para leitura de exemplos de estudo de caso”, comenta a diretora.

Já para o cargo de agente de suporte educacional, o plano de estudos pode ser adaptado, apenas alterando as disciplinas.

“Se o candidato seguir rigorosamente este plano, conseguirá ter uma excelente abrangência do edital, adquirindo muita competitividade”, orienta Ivone.

QUANDO SERÃO AS PROVAS

As provas objetivas e discursivas serão aplicadas no dia 16 de março de 2025, nas cidades de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Cariacica, Linhares, São Mateus, Serra e Vila Velha.

COMO SERÁ A PROVA

As provas objetivas serão compostas por 60 questões de múltipla escolha.

Agente de suporte educacional

Professor e pedagogo

Sobre o concurso

O concurso público da Sedu tem como objetivo preencher 1.290 vagas, sendo 940 oportunidades para professores, 60 para pedagogos e 290 para agente de suporte educacional.

As inscrições podem ser feitas até 21 de janeiro de 2025, no site da Fundação Carlos Chagas. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais