> >
Ifes abre mais de mil vagas em cursos da área de TI de graça

Ifes abre mais de mil vagas em cursos da área de TI de graça

Interessados podem se inscrever até 18 de junho; podem participar somente quem já tem o ensino médio completo e estudantes do último ano do ensino médio da escola pública

Publicado em 26 de maio de 2023 às 12:32

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
tecnologia; celular; computador
tecnologia; celular; computador. (Pixabay)

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) está com inscrições abertas para mais uma turma de cursos da área de tecnologia da informação de graça. São 1.140 vagas para a segunda turma do Reprograme-se, que tem como objetivo formar profissionais para atuar em empresas do setor. Clique aqui para ler o edital. 

Os interessados podem se inscrever até 18 de junho, no site do programa. Os cursos são desenvolvidos pela instituição em parceria com a Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on).

Podem participar somente quem já tem o ensino médio completo e estudantes do último ano do ensino médio da escola pública. Os cursos são de graça e executados na modalidade a distância. Não há limite de idade.

O programa é composto por dois cursos: o curso Programação básica de aplicativos Web - Front-end e o curso Programação com JavaScript e o Framework Node.js - Back-end.

A duração é de oito meses, sendo quatro meses para cada curso, com carga horária de 12h semanais, com aulas previstas para começarem em junho de 2023.

Os estudantes terão apoio e orientações presenciais, quando necessário, nos polos de atendimento dos municípios contemplados no Reprograma-se.

De acordo com o diretor-presidente da Act!on, Niase Borjaille Ferreira, o curso Reprograme-se estará preparado para assumir demandas de mercado de baixa complexidade no desenvolvimento de soluções web usando HTML e CSS , além da linguagem de programação JavaScript, juntamente com o framework Node.js. O aluno também vai estar fundamentado para se adaptar a outras plataformas de desenvolvimento.

“Estamos falando de uma das maiores entregas para a sociedade capixaba. Sensibilizar jovens e adultos para o mercado de Tecnologia da Informação, além de contribuir para as demandas das empresas de tecnologia, é uma excelente oportunidade para que essas pessoas entrem nesse mercado, um dos mais promissores do mundo”, observa.

Como funciona o Reprograma-se?

Os alunos vão receber os conteúdos e atividades semanalmente e deverão resolver e postar até o início da semana seguinte. Assim, os alunos podem aproveitar o fim de semana para concluir as atividades. O curso é totalmente on-line e utiliza o Ambiente de Aprendizagem – Moodle e um ambiente interativo de desenvolvimento web.

O estudante também poderá realizar atividades no polo de apoio presencial UaB do município, em horário combinado com o professor mediador. O Reprograme-se conta com uma estrutura para quem tiver dúvidas: um professor mediador que possui formação na área do reprograme-se que atenderá de forma on-line e presencial e um monitor, estudante do Ifes em curso de informática, que dará o apoio on-line.

Os acompanhamentos serão feitos em horários pré-determinados para realização das atividades de programação de forma interativa e, ainda, atividades síncronas por meio web conferência e encontros presenciais no polo de apoio presencial UaB do município listado no edital.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais