> >
Concurso para trabalhador portuário no ES tem 36 candidatos por vaga

Concurso para trabalhador portuário no ES tem 36 candidatos por vaga

Processo seletivo do Ogmo para contratar 600 profissionais teve mais de 21 mil inscritos; saiba quais são as próximas etapas

Publicado em 25 de fevereiro de 2022 às 14:26- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura 5min de leitura
Trabalhadores do Ogmo-ES no porto
Trabalhadores do Ogmo-ES no porto. (Facebook/Ogmo-ES)

processo seletivo do Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário Avulso do Espírito Santo (Ogmo-ES) registrou a participação de aproximadamente 21.700 candidatos. Com uma oferta de 600 oportunidades, a concorrência será de 36 inscritos por vaga.

A lista com as inscrições aceitas já está disponível no site do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (Idcap), empresa responsável pela seleção. No endereço eletrônico também é possível conferir o resultado das solicitações de atendimento especial para a prova.

De acordo com o Idcap, o total de participações está dentro do previsto, por conta da natureza do cargo.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 13 de março, das 8 às 12 horas, na Grande Vitória e em Aracruz. Os locais e as demais informações sobre o teste estarão disponíveis a partir do dia 2 de março. 

Os candidatos terão que responder 50 questões de múltipla escolha, nas seguintes disciplinas:

Os gabaritos estarão disponíveis no dia 14 de março e os candidatos que não concordarem com alguma das resposta poderão entrar com recurso no dia 15 do mesmo mês. A lista dos aprovados na primeira fase será divulgada no dia 29 de março.

Na mesma data, será feita a convocação para o Teste de Aptidão Física (TAF), marcado para o período de 2 a 10 de abril.  Serão convocados para esta etapa até 1.200 aprovados no primeiro exame. Os candidatos farão:

O processo seletivo contará ainda avaliação psicológica, marcada para o período de 23 a 30 de abril. Conforme o cronograma do processo seletivo, a classificação final está prevista para ser divulgada em 10 de maio.

Haverá ainda exame médico e curso de formação, com duração de dois meses, com datas que ainda serão definidas pelo Ogmo-ES.

O processo seletivo terá validade de dois anos, a contar da data de homologação do resultado final.

INSCRIÇÕES

O processo seletivo para trabalhadores portuários avulsos do Ogmo-ES vai preencher 600 vagas, das quais 150 imediatas e 450 para cadastro de reserva. Para participar, os candidatos precisam ter o nível médio e carteira de habilitação, na categoria B.

As inscrições foram realizadas até 20 de fevereiro de 2022, no site do Idcap.

SALÁRIO

O salário dos profissionais é variável, conforme os valores previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), referente a jornada de trabalho de seis horas diárias para o exercício da função.

A remuneração acontece de suas formas: por produção, em função da produtividade alcançada; ou por salário-dia nos casos de comparecimento, efetiva escalação e quando a remuneração por produção não atingir o valor do salário-dia. O mínimo pago aos trabalhadores diariamente por atividade desempenhada varia de R$ 259,65 a R$ 406,14.

Os aprovados que vierem a ingressar no quadro de trabalhador portuário avulso multifuncional cadastrado do Ogmo/ES pertencerão ao regime jurídico próprio da categoria e serão regidos pelas disposições da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2021/2023, e respectivas alterações, bem como demais normas legais aplicáveis.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais