O primeiro passo para conseguir ser chamado para uma entrevista de emprego é caprichar no currículo. Um documento bem elaborado, além de agregar valor à candidatura, pode se tornar uma grande vantagem competitiva.
De acordo com a psicóloga e diretora da Psico Store, Martha Zouain, alguns profissionais sequer chegam a ser chamados para uma entrevista, ainda que tenham competências técnicas e comportamentais surpreendentes.
O motivo é simples: na maior parte das vezes o currículo não expressa para quem o lê o quão atraente e interessante o profissional pode ser. Assim, acabam por perder excelentes oportunidades que poderiam gerar grandes conquistas, destaca.
Ela lembra ainda que, na tentativa de se destacar, alguns profissionais têm ousado e mudado a forma de fazer seu currículo chegar até as mãos do entrevistador ou mesmo, a forma como organizar as informações: vídeos, apresentações de PowerPoint, caixas com objetos que definem o candidato, entre outras alternativas, que surpreendem recrutadores do mercado.
Fica um grande alerta para quem está em busca de uma grande oportunidade. Na ânsia por surpreender, a pessoa pode negligenciar aspectos importantes que também mandarão recados sobre o perfil. É preciso estar atento aos limites. O principal objetivo de um currículo é vender o candidato e, portanto, deve ter conteúdos que reforcem as qualificações necessárias para ocupar a vaga na empresa. Excesso de informalidades e brincadeiras inoportunas podem passar a imagem de falta de profissionalismo, ressalta.
ALGUMAS DICAS
Invista no currículo
Funções básicas do currículo:
Gerar entrevistas despertar o interesse do entrevistador em conhecer o candidato pessoalmente e
servir de guia para o entrevistador portanto as informações devem ser organizadas e seguir uma lógica.
Objetivos do currículo:
Comunicar claramente o que o candidato quer; mostrar porque merece o cargo que está pretendendo; salientar de que forma contribuiu em todos os empregos anteriores; destacar que é organizado, ambicioso, e que possui um objetivo definido; conter frases curtas de fácil leitura e interpretação; citações sobre números relevantes de seu histórico profissional (conquistas); exibir informações positivas e aspectos relevantes.
O que levar na entrevista
Portfólio e referências
Provas de suas afirmações podem impressionar se houver espaço para apresentá-las durante a entrevista.
Catálogos e contatos
Alguns documentos que podem ser úteis e devem ser apresentados apenas se o entrevistador evidenciar interesse em vê-los são: organograma mostrando seu posicionamento; catálogos e produtos criados por você; matérias de jornais ou revistas; projetos elaborados e executados com sucesso; cartas de referencias e parabenizações; prêmios recebidos (citações e fotos); nomes e telefones de pessoas relevantes em sua carreira para contato.
Fonte: Martha Zouain
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta