Estúdio Gazeta
Sesi-ES
Os desafios impostos pela pandemia impactaram diferentes setores na sociedade. Na área de educação, as escolas precisaram desenvolver novos métodos de ensino para não afetar ainda mais a aprendizagem dos alunos. Foi assim que a educação a distância ganhou espaço e o ambiente virtual se tornou a nova sala de aula.
As instituições que rapidamente perceberam essa nova realidade e se organizaram para manter a qualidade do ensino saíram na frente. Isso porque as mudanças implicadas pela pandemia devem ser sentidas por um bom tempo.
No Sesi-ES, por exemplo, as salas agora têm equipamentos de transmissão simultânea das aulas para os que estudam de casa, como alunos com comorbidade e que estão amparados pela legislação vigente. Já para quem retornou ao modelo presencial, as máscaras são obrigatórias, dentre outras medidas de segurança, incluindo a aferição de temperatura e higienização.
Segundo ele, o trabalho educacional do Sesi-ES é planejado de forma multidisciplinar. Desde a educação infantil até o ensino médio, as escolas exploram todas as possibilidades de metodologias ativas e STEAM, modelo que prioriza a interdisciplinaridade e integra os conhecimentos de diferentes áreas como Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
Além disso, as disciplinas da instituição foram desenvolvidas para orientar os estudantes a desenvolverem competências e habilidades socioemocionais em uma futura inserção profissional. No dia a dia escolar, são trabalhados elementos que atendem ao conceito de indústria 4.0, assim como o empreendedorismo e as disciplinas tradicionais.
“Sempre tivemos preocupação em estar na vanguarda da educação. Fomos uns dos primeiros a incluir Informática, Robótica Educacional e Educação Maker para formar uma escola que exige do aluno um protagonismo maior”, diz Saibert.
Por isso, o gerente de educação revela que a rede implementou, ainda em 2018, um piloto do novo ensino médio, na unidade Sesi Civit, na Serra, em parceria com o Senai-ES. De lá para cá, 57 alunos concluíram os estudos nesse formato e já receberam os certificados de conclusão tanto do ensino regular quanto nos cursos técnicos.
A oferta do novo ensino médio se expandiu para as outras 11 unidades do Sesi-ES com nove cursos distintos, em 2021. Ou seja, todos os alunos matriculados na primeira série do ensino médio serão orientados para Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias ou para a formação técnica e profissional, conforme a oferta da unidade.
Quem ficou interessado, já pode se inscrever no Cadastro de Interesse e aguardar o contato por uma das unidades do Sesi, sempre que houver vaga para o ano desejado. Outras informações podem ser consultadas pelo telefone ou pelo site.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta