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Programa da Vivo para reciclar lixo eletrônico deve bater novo recorde em 2023

Programa da Vivo para reciclar lixo eletrônico deve bater novo recorde em 2023

Empresa promove iniciativas voltadas ao consumo consciente e à economia circular

Publicado em 20 de dezembro de 2023 às 18:12

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Vivo
Loja da Vivo: unidades físicas são pontos de coleta do material. (Vivo/Divulgação)
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O Vivo Recicle, programa que promove o consumo consciente e a economia circular por meio da reciclagem do lixo eletrônico, bateu recorde em 2022 e deve atingir uma nova marca histórica em 2023. O projeto faz parte do compromisso da empresa com a sustentabilidade, em meio a iniciativas de redução de emissões, energia renovável e circularidade dentro dos princípios   ESG, sigla para Ambiental, Social e Governança Corporativa.

No último ano, foram coletadas 11,3 toneladas de materiais eletrônicos, o equivalente a mais de 50 mil itens, como smartphones, tablets, fones e baterias. Em 2023, a previsão é que esse volume chegue a 12 toneladas.

Para ampliar o alcance e a capilaridade do programa, a empresa realiza campanhas recorrentes e mantém pontos de coleta nas suas 1,8 mil lojas por todo o Brasil. Só no Espírito Santo, a companhia disponibiliza 88 lojas para os capixabas. E não é preciso ser cliente para participar.

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Na Vivo, entendemos a importância de promover temas relevantes para a sociedade, como a economia circular, por isso fomos pioneiros em nosso setor a implantar um programa de logística reversa de eletrônicos.

Cristiano Salgado
Diretor regional da Vivo no Espírito Santo e Rio de Janeiro
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No acumulado, a Vivo já recolheu mais de 5,2 milhões de itens e fez a destinação adequada de 139 toneladas de resíduos, que voltaram para a cadeia produtiva sob a forma de matéria-prima para produção de equipamentos como novos cabos e baterias.

O projeto voltado à economia circular integra uma série de iniciativas da Vivo que promovem a sustentabilidade na jornada do cliente, desde a aquisição do smartphone até o descarte.

No momento da compra, além de avaliar aspectos como custo e funcionalidades do aparelho, o consumidor pode consultar o Eco Rating do smartphone que pretende adquirir, adicionando o aspecto de sustentabilidade, além dos critérios de preço e funcionalidades do aparelho.

diretor regional da Vivo para o Rio de Janeiro e Espírito Santo, Cristiano Salgado.
Cristiano Salgado fala sobre as ações  de sustentabilidade na jornada do cliente. (Vivo/Divulgação)

O selo permite ao consumidor saber o quão sustentável é o novo dispositivo no seu processo de produção, transporte, uso e descarte. Quanto maior a nota, mais sustentável é o aparelho. Em 2022, 71% dos celulares vendidos pela Vivo possuíam o selo Eco Rating.

Ao optar pela troca do seu dispositivo por modelos mais atuais, o cliente tem à sua disposição o programa Vivo Renova, que assegura a recompra do aparelho em bom estado mediante desconto na aquisição de novos modelos, e destina o celular usado para recondicionamento e comercialização por empresa parceira, no mercado de usados. A iniciativa também garante maior vida útil aos aparelhos.

Conexão Circular

Como forma de reforçar seu compromisso com a circularidade e a economia de recursos, a Vivo se tornou uma das primeiras empresas a aderir ao movimento “Conexão Circular”, da Ambição 2030, anunciado pelo Pacto Global da ONU no Brasil para engajar empresas no tema.

Além dos programas que mantém junto aos consumidores, a companhia  recicla hoje 98% dos resíduos de sua própria operação, itens que resultam da troca de tecnologia e modernização da rede. O compromisso, neste caso, é chegar a “Zero Resíduo” destinado para aterro sanitário, considerando a operação até 2030, que é o principal desafio proposto pelo Pacto com as empresas.

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