Estúdio Gazeta
Cremasco Medicina Diagnóstica
Quem já ouviu falar de inteligência artificial fica espantado com as diversas aplicações dela em várias áreas, inclusive na saúde. A chamada IA é uma tecnologia que consiste em um sistema informatizado capaz de analisar milhões de dados por segundo, ajudando no diagnóstico de doenças.
Quem já trabalha com essa ferramenta explica que ela é muito mais do que uma máquina que dá diagnósticos. Sua aplicação é muito mais ampla. Ela pode, por exemplo, realizar tarefas que auxiliam o trabalho do médico radiologista.
Tal tecnologia já é realidade, tendo a predição como técnica no diagnóstico e o aprendizado contínuo. Um ciclo que contempla a previsão a partir do histórico do que já aconteceu, sempre tendo, para isso, o aprendizado constante como fonte de informação.
"A inteligência artificial pode ser aplicada desde a marcação e agendamento de exames, otimizando o fluxo do paciente na unidade diagnóstica até o outro extremo dessa cadeia, identificando e sinalizando exames que têm alta probabilidade de apresentar achados críticos para avaliação imediata do médico radiologista, através da técnica de predição", afirma o médico radiologista Eduardo Pacheco, especialista do Cremasco Medicina Diagnóstica.
O diagnóstico por imagem é um dos principais serviços em avanço no Cremasco, que investe sempre em equipamentos de última geração. A nova aquisição, o Aquilion Lightining 80, é um aparelho de tomografia computadorizada com IA.
"As vantagens são muitas. Por exemplo: redução das doses de radiação, imagens com melhor resolução, redução de artefatos em pacientes com próteses metálicas, que resultam em diagnósticos mais precisos e seguros. Também vale destacar a identificação automática de pequenos nódulos pulmonares, cálculos, exames cardiológicos com avaliação coronariana, reconstruções 3D cinematográficas de estruturas ósseas, anatomia vascular e de tumores, além de procedimentos radiointervencionistas minimamente invasivos que serão ofertados com o auxílio da inteligência artificial", explica Pacheco, que ressalta que a IA é o futuro da Medicina.
A diferença prática, segundo o médico, poderá ser notada pelos clientes e pelos médicos através de exames mais rápidos, com imagens melhores e diagnósticos mais assertivos, mantendo o atendimento humanizado e preventivo pelo qual a empresa é conhecida.
O Cremasco vem investindo em tecnologia de ponta em suas unidades de Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica. Já oferece ultrassonografia 4D, raio x, mamografia, densitometria óssea, ressonância magnética e, logo, a tomografia computadorizada com IA. Toda essa estrutura está alinhada com o conceito de Centro de Diagnósticos, onde todos os exames são realizados no mesmo lugar.
Para realizar os exames de imagem no Cremasco é necessário agendar na central de relacionamento: 27 3336-1147 (ligações e WhatsApp).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta