SÃO PAULO - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de diversos lotes dos detergentes Ypê, por risco de contaminação microbiológica em resolução publicada terça-feira (7). A medida também determina a comercialização e distribuição desses lotes.
A Química Amparo, fabricante do detergente, notificou a agência e a realização do recolhimento voluntário dos produtos afetados pela possibilidade de contágio.
Em nota, a empresa afirma que a medida foi realizada devido a possibilidade de descaracterização do odor tradicional do produto de limpeza, não apresentando risco à saúde do consumidor, somente possível mudança no cheiro.
As linhas de detergentes afetadas foram as de limão, maçã, neutro, capim limão, coco, clear care.
A resolução também determina que todas unidades produzidas de julho a dezembro de 2022, desde que tenham o lote com final 1 e 3 sejam suspensas. Estão incluídos detergentes de todos os tipos.
A Química Amparo afirma que objeto da ação voluntária de recolhimento haviam sido detectados pelo controle de qualidade da própria empresa que comunicou à agência reguladora e iniciou o recolhimento dos itens há mais de um mês.
Importante destacar que não há proibição de comercialização do produto e sim o bloqueio e recolhimento exclusivamente dos lotes específicos indicados na ação voluntária proposta pela própria empresa.
Versão Ypê Clear Care
Versão Ypê Coco
Versão Ypê Capim Limão
Versão Ypê Limão
Versão Ypê Maçã
Versão Ypê Neutro
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta