SÃO PAULO - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de diversos lotes dos detergentes Ypê, por risco de contaminação microbiológica em resolução publicada terça-feira (7). A medida também determina a comercialização e distribuição desses lotes.
A Química Amparo, fabricante do detergente, notificou a agência e a realização do recolhimento voluntário dos produtos afetados pela possibilidade de contágio.
Em nota, a empresa afirma que a medida foi realizada devido a possibilidade de descaracterização do odor tradicional do produto de limpeza, não apresentando risco à saúde do consumidor, somente possível mudança no cheiro.
As linhas de detergentes afetadas foram as de limão, maçã, neutro, capim limão, coco, clear care.
A resolução também determina que todas unidades produzidas de julho a dezembro de 2022, desde que tenham o lote com final 1 e 3 sejam suspensas. Estão incluídos detergentes de todos os tipos.
A Química Amparo afirma que objeto da ação voluntária de recolhimento haviam sido detectados pelo controle de qualidade da própria empresa que comunicou à agência reguladora e iniciou o recolhimento dos itens há mais de um mês.
Importante destacar que não há proibição de comercialização do produto e sim o bloqueio e recolhimento exclusivamente dos lotes específicos indicados na ação voluntária proposta pela própria empresa.