> >
Brics: os obstáculos e as oportunidades para Lula ampliar influência do Brasil no mundo

Brics: os obstáculos e as oportunidades para Lula ampliar influência do Brasil no mundo

Lula viaja para a África do Sul, onde participa da 15ª Cúpula dos Brics, grupo de países que ele ajudou a fundar e que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e o país anfitrião.

Publicado em 22 de agosto de 2023 às 09:27

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja para a África do Sul, onde participa da 15ª Cúpula dos Brics, grupo de países que ele ajudou a fundar e que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e o país anfitrião.

O país será o 17º destino internacional de Lula em quase oito meses de governo. Nos bastidores, a visita é tida como mais uma etapa de um projeto ambicioso e construído a muitas mãos: ampliar a influência do Brasil na arena global.

Entre as principais apostas do Brasil estão a redução da dependência global em relação ao dólar norte-americano; a liderança dos debates sobre mudanças climáticas; e mediar a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

O repórter da BBC News Brasil em Brasília Leandro Prazeres explica os detalhes desse projeto para elevar a relevância internacional do país.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais