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Conheça os 5 golpes mais aplicados nas compras de Natal

Conheça os 5 golpes mais aplicados nas compras de Natal

Federação de bancos recomenda que consumidores escolham sites conhecidos para fazer compras na internet e que desconfiem sempre de promoções com preços muito baixos

Publicado em 21 de dezembro de 2024 às 11:12

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SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O fim de ano, marcado pelas comemorações de Natal e ano-novo, é uma das datas mais esperadas pelos brasileiros. Com o pagamento da segunda parcela do 13º e milhões de consumidores indo às compras, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) diz que é comum quadrilhas especializadas aproveitarem para aplicar mais golpes.

A federação recomenda que os consumidores escolham sites conhecidos para fazer compras na internet. "Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto e pesquise a média de preços em vários sites conhecidos", afirma o diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, José Gomes.

Com relação às compras de rua, Gomes diz que é necessário redobrar os cuidados com o cartão. "Passe você mesmo o cartão na maquininha, sempre confira o valor antes de digitar a senha e, ao terminar de realizar uma compra, verifique se o cartão devolvido é realmente o seu", diz.

Conheça os 5 golpes mais aplicados no Natal:

  • 01

    Falsas vendas

    Criminosos montam sites falsos que simulam ecommerce; enviam promoções inexistentes por email, SMS e mensagens de WhatsApp, e criam perfis falsos de lojas em redes sociais. Se o produto ofertado está com o preço muito abaixo do que é vendido no comércio em geral e se o vendedor está pressionando para fechar uma compra dizendo que ela pode ficar indisponível, a chance de ser golpe é grande. É necessário tomar cuidado também com fotos e vídeos de antes e depois de produtos com resultados mirabolantes. Lojas que oferecem poucas opções de pagamento e ecommerces recém-criados em redes sociais também podem ser golpes. Em alguns casos, criminosos clonam sites de varejistas famosos para induzir os consumidores ao erro, colocando uma letra a mais no endereço do site, que muitas vezes fica pouco perceptível ou ainda trocando, por exemplo, uma letra "o" pelo número "0". A recomendação é que o cliente faça sua pesquisa de preços, e quando escolher a loja, digite diretamente o endereço do site na barra do navegador.

  • 02

    Pishing

    O phishing, ou pescaria digital, é uma fraude eletrônica que visa obter dados pessoais do usuário. A forma mais comum de um ataque de phishing são mensagens e emails falsos que induzem o usuário a clicar em links suspeitos. Também existem páginas falsas na internet que induzem o consumidor a revelar dados pessoais. Para evitar cair neste golpe, é recomendado sempre verificar se o endereço da página de internet é o correto, nunca acessar links ou anexos de emails suspeitos e manter o sistema operacional e antivírus sempre atualizados.

  • 03

    Troca de cartão

    Criminosos que trabalham como vendedores prestem atenção quando os clientes digitam suas senhas na maquininha de compra para depois trocar o cartão na hora de devolvê-lo. Após realizar uma compra, é recomendado conferir se o cartão devolvido é, de fato, seu.

  • 04

    Maquininha quebrada

    Neste golpe, uma maquininha com o visor danificado é apresentada para que a vítima não veja o preço cobrado na tela. O valor inserido costuma ser superior ao pedido e o cliente só percebe que fez um pagamento maior depois de um tempo. Para evitar cobranças indevidas, os consumidores não devem aceitar realizar pagamento em máquinas quebradas.

  • 05

    Brinde

    Após descobrirem dados pessoais, quadrilhas de criminosos entram em contato com a vítima e dizem que têm um brinde para entregar e insistem para a pessoa receber o presente pessoalmente. Os criminosos costumam dar algo para a vítima, mas depois alegam que são prestadores de serviços e que não sabem informações sobre quem realmente pediu para fazer a entrega. Nesse momento, o pagamento de uma taxa, que só pode ser paga com cartão, é requisitado. Há também a abordagem em que o golpista diz para a vítima que ela precisa fazer uma selfie para receber o brinde. Neste caso, eles utilizam disfarces para que a pessoa não perceba que está em um aplicativo bancário prestes a fazer autenticação biométrica para uma operação de crédito.

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