SÃO PAULO - Mais de 14 milhões de contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda 2024 e receberão restituição ficaram fora do primeiro lote de pagamentos liberado pela Receita Federal.
Para eles, resta esperar um dos próximos quatro lotes, que pagos mensalmente. A consulta ao primeiro lote foi liberada às 10h desta quinta-feira (23) e tem 5,6 milhões de pessoas, que receberão R$ 9,5 bilhões, maior quantia já paga na história.
Para quem não foi contemplado nesta relação, resta aguardar a próxima lista, que deve ser liberada em 21 de junho. Os nomes serão definidos entre os dias 10 e 12, sendo que o pagamento será feito em 28 de junho.
A restituição do IR é paga primeiro a quem declara nos primeiros dias. No entanto, há uma lista de prioridades legais, que coloca alguns contribuintes à frente de outros. Quem não está lista na prioridade pode ter que aguardar um pouco mais, mesmo tendo declarado no início.
A tendência é que o segundo lote siga contemplando apenas os contribuintes prioritários, como já ocorreu em anos anteriores. Além disso, os moradores do Rio Grande Sul entraram nesta fila e têm direito de receber antes do que quem entrega a declaração pré-preenchida ou opta por receber a restituição por Pix.
VEJA ABAIXO QUAL É A ORDEM DE PRIORIDADE:
Entre as pessoas que estão no mesmo grupo de beneficiados, o desempate é feito pela data de entrega. Mas se o contribuinte faz uma declaração retificadora, corrigindo alguma informação, ele volta para o final da fila, valendo a data em que entregou o IR com as informações alteradas.
Quem não foi contemplado agora, terá o valor corrigido quando receber. No caso do segundo lote, a Receita pagará 1% a mais da quantia a ser devolvida. Nos meses seguintes, a correção será de 1% e um acréscimo proporcional da taxa Selic, que atualmente está em 10,5% ao ano.
VEJA O CALENDÁRIO DE RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2024
Lote e dia do pagamento
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta