O governo federal anunciou que o leilão para a concessão da BR 262 está previsto para o segundo semestre de 2020. Atualmente, estão sendo feitos estudos para a licitação, que deve ter seu edital lançado no segundo trimestre do ano que vem.
O anúncio foi feito em uma reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI). De acordo com material enviado pelo Ministério da Infraestrutura, será concedido o trecho até Belo Horizonte, Minas Gerais, incluindo um trecho da BR 381. No entanto, ainda não foi decidido se a concessão será feita toda de uma vez, ou se será dividida em vários trechos.
A proposta é de concessão para a exploração da infraestrutura e da prestação de serviço público de recuperação, operação, manutenção, monitoração, conservação e implantação de melhorias, informou o Ministério da Infraestrura.
A concessão terá prazo de 30 anos e o investimento previsto é de R$ 9,2 bilhões e outros R$ 5,7 bilhões previstos para serem gastos na operação da rodovia. A rodovia que vai ser leiloada tem 672 quilômetros (km) de extensão do início da BR 262, em Viana, até Belo Horizonte, pegando uma parte da BR 381, em território mineiro. O trecho a ser duplicado tem 605 km.
Segundo fontes do Ministério, primeiro vai ser apresentado um estudo que vai apontar a viabilidade do projeto de concessão. Em seguida, o projeto será analisado pelo Programa de Parcerias eInvestimentos, que o qualifica, ou não.
A qualificação de umprojetode concessão é um indicativo de que ele é considerado pelo Governo como estratégico e prioritário. Agora, o projeto segue para apreciação em Audiência Pública e deve ainda passar pelo Tribunal de Contas da União antes de ter o edital publicado.
Os estudos das rodovias estão sendo feitos pela HPT Engenharia e pela EPL. De acordo com o Ministério da Infraestrutura, o critério do leilão ainda não foi definido.
IMPORTÂNCIA
O Ministério da Infraestrutura destaca a importância que as duas rodovias BR 262 e BR 381 têm para o Brasil. O trecho é fundamental no escoamento de mercadorias do Sudeste do país aos portos do Estado do Espírito Santo. Conecta áreas destinas à pecuária, agricultura, mineração e a polos industriais e comerciais, apresenta o relatório.
Apesar da importância, o documento ainda ressalta as fragilidades da rodovia. [o trecho] Possui elevado volume de tráfego e índice de acidentes e a situação atual demonstra a necessidade de sua duplicação quase total, segue o material disponibilizado pelo PPI.
No Estado, a BR percorre 195,5 km. No total, ela tem 2.213 km de extensão.
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