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Latam propõe redução salarial por 12 meses em negociação com tripulantes

Latam propõe redução salarial por 12 meses em negociação com tripulantes

As mudanças na base de cálculo das remunerações de pilotos, copilotos e comissários foram propostas pela empresa no ano passado

Publicado em 2 de fevereiro de 2021 às 09:55- Atualizado Data inválida

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Avião da Latam decola do Aeroporto de Vitória
Latam Brasil desiste da redução permanente nos salários de seus tripulantes. (Fernando Madeira)

Em meio a uma negociação que já dura seis meses, a empresa aérea Latam Brasil desistiu da redução permanente nos salários de seus tripulantes.

Na semana passada, segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), a Latam retirou a proposta de redução permanente e a substituiu por um corte temporário nos valores fixos e variáveis que compõem os salários.

As mudanças na base de cálculo das remunerações de pilotos, copilotos e comissários foram propostas pela empresa no ano passado e, em uma primeira rodada de negociações, em julho, foram recusadas pelos trabalhadores.

Em outubro, porém, os tripulantes autorizaram o SNA a negociar uma proposta de redução com a empresa.

A proposta feita agora prevê um novo cálculo das partes que compõem a remuneração, de modo que as reduções ficarão entre 12,5% no salário líquido anual de copilotos e entre 7,3% e 8,7% para comissários. Esses últimos teriam abatimento apenas nas verbas variáveis.

No caso dos pilotos, a percepção líquida da redução será de 12%. A proposta da Latam também prevê um período de 12 meses de estabilidade para os tripulantes com contratos ativos.

Em transmissão realizada na quarta (27), o presidente do SNA, Ondino Dutra, disse que a empresa também incluiu na nova proposta a suspensão na equiparação salarial de tripulantes contratados a partir de fevereiro.

Segundo ele, a empresa quer a flexibilização de uma cláusula da atual convenção coletiva que prevê o mesmo salários para novos contratados. Caso a proposta da Latam seja aprovada pelos tripulantes, os novos contratados terão garantido apenas o piso da categoria, mas não o da empresa.

Na quinta (28), a Latam encaminhou ao sindicato as minutas com as novas propostas de acordo. Segundo o SNA, o termos serão agora analisados para depois serem colocados em votação em assembleia.

A Latam Brasil anunciou em julho o pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos. Em maio, o grupo Latam já havia feito o mesmo, mas, na época, não havia incluídos as filiais argentina, brasileira e paraguaia.

Em todo o mundo, a redução brusca de viagens durante a pandemia deixou um rombo no caixa das empresas. No início da crise, a Latam Brasil era a companhia com mais voos internacionais.

O grupo acumula dívidas de quase US$ 18 bilhões (R$ 98,2 bilhões).

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