No caso do novo coronavírus, passado algum tempo, os consumidores começaram a entender como lidar com a quarentena e a seguir a vida da melhor forma possível, traçando novas prioridades e meios de consumo que minimizem a aglomeração de pessoas.
A Social Miner realizou uma pesquisa para avaliar o consumo após a chegada da Covid-19 no Brasil. Em um primeiro momento, observou-se declínio das vendas, o que demonstrou insegurança por parte do consumidor. Por outro lado, a partir do dia 23 de março (segunda semana de isolamento social), as vendas pela internet voltaram a crescer e alcançaram um pico no dia 26 de março.
Com relação ao Dia do Consumidor (que ocorre na segunda semana de março), os pedidos fechados cresceram 18% em relação ao mesmo evento no ano de 2019, de acordo com dados da Ebit|Nielsen. O aumento configura um montante de R$ 1,41 bilhões movimentados no varejo online e indica que as pessoas aproveitaram o evento para se preparar para a quarentena.
De acordo com o relatório Impacto nos Hábitos de Compra e Consumo, realizado pela Opinion Box, os principais insights sobre mudanças de hábitos percebidos até agora foram:
Além disso, a pandemia trouxe impactos diretos à vida pessoal da população:
Ainda de acordo com o relatório da Opinion Box, as principais mudanças de hábitos, por categorias, foram:
Prestação de serviços
Algumas categorias cresceram no comércio online, como plataformas de EaD (educação a distância), supermercados online e farmácias online. Os serviços de delivery, em geral, cresceram 4% em número de usuários.
Com relação aos serviços utilizados na internet, serviços de streaming de filmes e séries, TV paga e plataformas de EaD, esses foram os segmentos que mais apresentaram crescimento.
Na contramão do crescimento, motoristas de táxi e de aplicativos (como Uber e 99) tiveram queda na intensidade de uso e no número de usuários totais. Além disso, no geral, as pessoas têm percebido piora na conexão com a internet Wi-Fi e móvel.
Consumo de produtos
Os consumidores estão comprando produtos para lidar com o período da quarentena. Entre os mais vendidos, é possível citar: produtos de limpeza para a casa (45%); produtos de higiene pessoal (43%); frutas, verduras e legumes (24%); comidas prontas e alimentos congelados (23%).
Além disso, supermercados online tiveram um crescimento de 25% de usuários; plataformas de EaD cresceram 18%; e farmácias online chegaram aos 17% de aumento. Isso sinaliza uma grande mudança nos hábitos de consumo das pessoas, que estão migrando para o e-commerce, visando evitar o contato direto com outros cidadãos em lojas físicas e locais públicos. Trata-se de um momento delicado, que requer muita atenção por parte dos varejistas que não querem perder vendas
Momento demanda estudo e ações de otimização de sites para que não ocorra perda de vendas
O momento enfrentado pelo País demanda uma postura mais assertiva por parte dos comerciantes. Ações de Marketing Digital, como, por exemplo, a otimização de sites, podem ajudar os comerciantes a atraírem a atenção do público-alvo por meio de conteúdos bem posicionados nos mecanismos de busca, garantindo que o consumidor tenha contato com a marca/produto e considere realizar a compra pela internet, até mesmo para evitar aglomerações.
Os empresários não devem remar contra a correnteza É crucial entender o momento que as pessoas enfrentam para dar uma atenção melhor ao que elas precisam. Em um cenário atípico e sem prazo para terminar, é fundamental oferecer mais praticidade e segurança ao consumo online.
Segundo a agência de marketing digital Consultoria Digital, é recomendado que os comerciantes apliquem as melhores práticas de SEO para e-commerce a fim de deixarem a marca e os produtos visíveis ao público em todos os tipos de pesquisa que possam ser realizados em sites de busca.
Outra estratégia recomendada pelos especialistas da Consultoria Digital é o processo de Inbound Marketing, metodologia que visa atrair o público-alvo, que tem interesse no produto ou serviço oferecido, e que visa iniciar um relacionamento, normalmente via e-mail, para aumentar a confiança na marca e, no futuro, facilitar as vendas
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