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Redução de voos no Santos Dumont começa neste domingo (1°)

Redução de voos no Santos Dumont começa neste domingo (1º)

Medida visa direcionar mais voos para o maior terminal carioca, o aeroporto internacional Tom Jobim, o Galeão

Publicado em 29 de setembro de 2023 às 20:46

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RIO DE JANEIRO - O plano de redução de voos no aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, entrará em vigor neste domingo (1º), conforme a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

A medida visa direcionar mais voos para o maior terminal carioca, o aeroporto internacional Tom Jobim, o Galeão, na zona norte, que amargou esvaziamento nos últimos anos.

Segundo a Anac, o objetivo é fazer com que a operação do Santos Dumont feche 2023 dentro do limite de 10 milhões de passageiros transportados.

Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro
Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. (Reprodução)

De janeiro a agosto deste ano, o terminal recebeu quase 8,2 milhões de viajantes, entre embarques e desembarques, indicam dados da estatal Infraero, responsável pelo aeroporto.

Em setembro, diz a Anac, o Santos Dumont registrou 5.028 frequências (operações de partida). Com o plano de redução, a projeção é ter 3.939 frequências em outubro, 3.548 em novembro e 3.628 em dezembro. Na comparação entre setembro e dezembro, a queda ficaria em quase 28%.

No caso do Galeão, a perspectiva é de alta. Segundo a Anac, o aeroporto internacional teve 1.902 operações de partida em setembro. A previsão é de aumento para 2.443 em outubro, 2.749 em novembro e 2.976 em dezembro. Na comparação de setembro com dezembro, a alta seria de 56,5%.

"Os critérios seguem as diretrizes de política pública definida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos que estabeleceu, para o aeroporto Santos Dumont, limite operacional máximo (teto) de processamento de 10 milhões de passageiros no ano de 2023", afirmou a Anac.

O plano que deve entrar em vigor em outubro marca a primeira tentativa de levar mais voos para o Galeão. A partir de 2 de janeiro de 2024, o Santos Dumont deve ficar restrito a rotas com distância de até 400 quilômetros de destino ou origem, considerando somente aeroportos de trechos domésticos.

Essa determinação consta em uma resolução de agosto do Ministério de Portos e Aeroportos. O Santos Dumont também deve passar por uma obra para implementar áreas de escape na pista.

A distância de 400 quilômetros incluiria os terminais de Congonhas, em São Paulo, e Pampulha, em Belo Horizonte. E exclui Vitória, que, segundo a Anac, está a 419 quilômetros do Aeroporto Santos Dumont. Apesar disso, políticos pressionam e devem conseguir manter voos entre Brasília e o terminal carioca.

Menos de 20 quilômetros separam o Santos Dumont do Galeão. O primeiro só opera voos nacionais e fica ao lado de negócios instalados no centro do Rio.

Também está próximo a pontos turísticos como o Pão de Açúcar e as praias de Copacabana e Ipanema, na zona sul. Sua infraestrutura, porém, é menor do que a do Galeão.

O aeroporto internacional, por sua vez, fica na Ilha do Governador. Com maior capacidade de operação, o Galeão exerce papel relevante no transporte de cargas do Estado.

Parte dos usuários, contudo, costuma reclamar de uma dificuldade maior de acesso ao terminal na comparação com o Santos Dumont. Essas queixas voltaram a aparecer em meio ao debate sobre as restrições no aeroporto central.

O acesso ao Galeão é feito por vias como a Linha Vermelha. Passageiros citam engarrafamentos e apontam uma sensação de insegurança devido a casos de violência urbana na região.

Para políticos e empresários do Rio, o esvaziamento do aeroporto internacional não teria sido puxado por esses fatores. Segundo essa visão, o quadro estaria mais associado ao inchaço do Santos Dumont após a pandemia.

As lideranças locais pressionam por restrições no Santos Dumont desde o governo Jair Bolsonaro (PL). O tema seguiu em debate na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

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