> >
Renda Brasil, obras, privatizações e novo 'Minha Casa' em pacotão do Guedes

Renda Brasil, obras, privatizações e novo 'Minha Casa' em pacotão do Guedes

Governo vai lançar na terça-feira (25) conjunto de medidas para estimular economia. Programa de auxílio que substituirá Bolsa Família será um dos destaques

Publicado em 23 de agosto de 2020 às 13:18

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Paulo Guedes diz que Senado deu péssimo sinal ao derrubar veto a reajustes
Ministro da Economia, Paulo Guedes, quer desengessar orçamento e promover desoneração da folha. (Alan Santos/Agência Brasil)

O governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vai anunciar na próxima terça (25) um superpacote de medidas que vão afetar as áreas social e econômica em uma tentativa de reativar a economia por meio de mudanças na renda e obras no país.

O evento vem sendo apelidado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, como "big bang day" (em referência à teoria de criação do Universo). A ideia é lançar de uma vez só o Renda Brasil, medidas para gerar mais empregos e novos marcos legais e ações para cortar gastos. 

Todas as medidas que vão ser anunciadas fazem parte do Pró-Brasil, criado pela Casa Civil. O programa acabou gerando polêmica ao surgir em um vídeo de reunião ministerial em que um dos pacotes é apontado como um novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), marca da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). 

Mas, para contornar o problema, Guedes assumiu o projeto e o transformou em um conglomerado para tudo o que o governo pretende fazer para alavancar a economia. Uma dessas ações é o Renda Brasil, programa que vai substituir o Bolsa Família. Nos novos moldes, só para se ter uma ideia, o novo cadastro vai fazer saltar de 14 milhões para mais de 20 milhões as famílias atendidas, além de aumentar o valor do benefício. 

Além do viés social, a terça também terá anúncios que vão modificar algumas regras de frentes financeiras que envolvem outros setores do Brasil. Entre especialistas, o programa como um todo é visto como uma peça de "lego" que se encaixará nas ações que Congresso e governo vêm tomando nos últimos meses - e devem continuar no mesmo ritmo. 

A GAZETA separou as principais propostas dos projetos que compõem o "big band day" e Pró-Brasil. Confira: 

RENDA BRASIL

PACTO FEDERATIVO

ORÇAMENTO

PRIVATIZAÇÕES

OBRAS

GERAÇÃO DE EMPREGOS

CASA VERDE AMARELA

Este vídeo pode te interessar

O governo também deve lançar nesta terça, pela manhã, o programa que substituirá o Minha Casa Minha Vida e se chamara Casa Verde Amarela. A proposta é mirar a regularização de imóveis, além de reduzir os juros do "Minha Casa". A ideia também é promover melhorias nas condições das casas, com construção e reforma, com apoio dos Estados e municípios.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais