> >
Veja o que fazer para aumentar a segurança do seu celular

Veja o que fazer para aumentar a segurança do seu celular

Especialistas dão dicas para evitar que bandidos roubem dados do seu aparelho e façam transações por meio de aplicativos de bancos

Publicado em 15 de maio de 2022 às 16:01

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A ação de quadrilhas que roubam celulares e conseguem invadir contas bancárias digitais deixou usuários em alerta e com receio de usar seus dispositivos nas ruas da cidade.

Hoje o risco representa menos a perda do aparelho em si e mais ter redes sociais, bancos, aplicativos de compras e emails vasculhados pelos criminosos, o que pode afetar a vida pessoal e financeira das vítimas.

Na última semana, o agente de talentos Bruno de Paula, 36, viralizou no Twitter ao contar como criminosos conseguiram acessar suas contas bancárias, fazer transferências e pedir empréstimos depois de roubarem seu celular enquanto estava num táxi.

Essa prática de furto, chamada de "bote", acontece quando os celulares são arrancados da mão da vítima, que geralmente está distraída e com o aparelho desbloqueado, facilitando o acesso aos aplicativos mais visados.

Data: 23/09/2019 - ES - Vitória - Mulher mostra de celular/smartphone com aplicativos - Editoria: Cidades
Mulher mostra celular/smartphone com aplicativos. (Carlos Alberto Silva)

A senha de desbloqueio dos celulares (PIN, senha escrita, biometria e Face ID) é a primeira barreira de segurança que os dispositivos oferecem, e uma das mais importantes, mas as medidas de segurança não param por aí.

Especialistas em segurança digital ouvidos pela Folha de S.Paulo dividem as dicas entre antes e depois de um possível roubo. O antes consiste em aumentar a proteção geral do aparelho, dificultar o acesso a aplicativos e informações sensíveis e preparar o terreno para o pior cenário; o depois consiste em reduzir os danos e evitar prejuízos maiores.

Reúna as informações completas e guarde-as em local acessível

Aumente a proteção de seu celular

Diminua o tempo de bloqueio automático de tela. Quanto menor, maior sua segurança

Evite prejuízos caso o dispositivo seja roubado

Este vídeo pode te interessar

Fontes: José Luiz Santana, diretor de cibersegurança do C6 Bank, Thiago Bordini, diretor de inteligência cibernética da Axur, e Emilio Simoni, executivo-chefe de segurança da PSafe.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais