Publicado em 14 de fevereiro de 2019 às 01:20
A privatização dos portos públicos do Estado deve atrair empresas, aumentar os investimentos no setor logístico capixaba e gerar empregos. É isso o que apontam especialistas em infraestrutura.
De acordo com o presidente do Conselho Temático de Infraestrutura e Energia (Coinfra), da Findes, Wilmar Barroso, a transferência da gestão pode trazer diversos benefícios para o Estado.
A transferência da gestão dos portos para a iniciativa privada seja por meio de privatização, seja por concessão tende a destravar investimentos, incrementar exportações e importações, gerar empregos. Nós, do Coinfra, nos manifestamos a favor dessa mudança, afirma Barroso.
A Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) é responsável pela administração de portos na Grande Vitória e em Aracruz. O de Aracruz localizado em Barra do Riacho , caso privatizado, pode ser muito melhor utilizado, segundo avalia o representante da Findes.
A gente já tinha se manifestado a favor da concessão de Barra do Riacho. É um porto que tem um grande potencial, já que tem uma ligação ferroviária e possibilidade de grande melhoria do ramal rodoviário, comentou.
Já a professora Andreia Coutinho, coordenadora gestão portuária da UVV, avalia que passar os portos para a iniciativa privada pode representar dois lados de uma mesma moeda.
Pode ser muito bom para a atração de investimentos e alavancar os portos. Por outro lado, se os portos forem comprados ou concedidos a um concorrente próximo, pode fazer com que a movimentação de cargas reduza consideravelmente e tire a competitividade existente intraportos, argumentou a professora.
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