Governador do Espírito Santo pela segunda vez, busca o seu terceiro mandato pelo PSB, partido no qual está filiado há 35 anos. Graduado em Engenharia Florestal e em Direito, iniciou sua trajetória política como secretário de Desenvolvimento Rural de Castelo, nos anos 80. A partir dos anos 90 foi eleito deputado estadual, vice-governador, deputado federal, senador e assumiu o comando do Palácio Anchieta pela primeira vez em 2011.
SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL
- Implantar o Complexo de Saúde do Norte do Estado.
- Inaugurar o Hospital Geral de Cariacica.
- Saúde da família: aumentamos a cobertura para 85% da população e avançaremos ainda mais, para que todo capixaba possa ser atendido e conheça sua equipe de referência.
- Avançar ainda mais, na qualificação de médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, agentes de combate à endemia, técnicos de enfermagem, junto com os municípios.
- Aumentar a qualificação e incentivo para que os municípios possam prover a cobertura de saúde bucal à população, tanto no atendimento básico quanto nos Centros de Especialidades Odontológicas, em todas as microrregiões do Estado.
- Apoiar a implementação de consultas por telemedicina nos municípios capixabas.
- Apoiar os municípios para que possamos implementar, em todas as microrregiões do Estado, o atendimento de mais especialidades médicas.
- Regionalizar o acesso ao tratamento de radioterapia nas três regiões de saúde.
- Apoiar a implantação, em todos os municípios, dos Serviços de Atenção à Pessoa com Déficit Intelectual ou Espectro do Autismo, compostas por equipe multiprofissional.
- Acelerar a execução dos serviços de saúde necessários para acabar com as filas de média e alta complexidade e manter novas demandas sendo atendidas no prazo previsto na classificação de risco.
- Apoiar a implantação de equipes multiprofissionais em Saúde Mental compostas por profissionais de medicina, enfermagem, psiquiatria, assistência social, psicologia, terapia ocupacional, e a estruturação de mais Centros de Atenção Psicossocial nos municípios.
- •Recompor a infraestrutura hospitalar própria em termos de qualidade, segurança, hotelaria e capacidade de acreditação.
- Fortalecer os espaços coletivos das juventudes por meio dos CRJs.
- Fortalecer os núcleos de atendimento às mulheres vítimas de violências.
- Ampliar as ações integradas pela cidadania, nas perspectivas das mulheres por meio do Agenda Mulher, da população LGBTQIA+, da população negra, das pessoas com deficiência, da população em situação de rua e grupos que se encontram em situação de vulnerabilidades.
- Implementar políticas públicas para as populações indígenas, quilombolas e ciganas.
- Intensificar as ações voltadas à garantia de direitos da população negra, não apenas educacionais e no mercado de trabalho, mas voltadas para a proteção e segurança dessa população.
- Promover políticas públicas que visem a empregabilidade de pessoas LGBTQIA+.
- Fortalecer e ampliar o programa Agenda Mulher.
EDUCAÇÃO E CULTURA
- Ampliar e diversificar a oferta de matrículas, com cursos inovadores, tanto na EJA como no Ensino Médio regular.
- Universalizar a oferta de matrículas em tempo integral nos municípios capixabas, ampliando o número de escolas e vagas, incluindo também o apoio às redes municipais por meio do PROETI
- Qualificar a rede física escolar, buscando reformar, ampliar e climatizar as unidades escolares.
- Apoiar os municípios no processo de adequação de infraestrutura, por meio do FUNPAES.
- Iremos implantar o projeto Escola do Futuro, que visa o fomento da inovação nas escolas, vinculada a projetos pedagógicos que transformam as características físicas e estéticas da unidade escolar , com foco na aprendizagem dos estudantes e proporcionando uma formação integral baseada nas competências do século XXI.
- Desenvolver políticas voltadas à promoção da equidade, com foco em raça e gênero, mitigando as desigualdades educacionais e buscando diminuir os índices de abandono, evasão e reprovação, por meio do fortalecimento do programa Busca Ativa.
- Recompor as aprendizagens , melhorando o acompanhamento pedagógico dos estudantes, e apoiando os municípios, sobretudo no ciclo de alfabetização, por meio do Programa de Fortalecimento da Aprendizagem e do Ciclo de Gestão do PAES.
- Valorizar os profissionais da educação, oferecendo melhoria nas condições de trabalho, formação continuada e perspectivas para o desenvolvimento da carreira.
- Consolidar a Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), que trabalha com recursos incentivados do ICMS para projeto culturais, envolvendo o setor privado e capacitando os empreendimentos culturais para a retomada do setor e a geração de emprego e renda.
- Consolidar o Fundo a Fundo, programa que transfere recursos aos Fundos Municipais e multiplica o potencial de investimento à cultura nos territórios em parceria com as prefeituras, descentralizando a atuação da gestão e estimulando a expansão dos sistemas municipais de cultura, a formação de gestores nos municípios, e a valorização dos agentes culturais de todos os territórios do Espírito Santo.
- Implantar e fortalecer o Sistema Estadual de Espaços Culturais do Espírito Santo, reunindo espaços públicos e privados que receberão investimentos e atenção continuada.
- Estimular a circulação da produção artística capixaba em seu território, garantindo acesso do capixaba aos nossos ativos e promovendo intercâmbio. Em nossa primeira gestão, criamos e implementamos o Cultura em Toda Parte, que contratou e distribuiu pelo território capixaba 400 apresentações e atividades culturais em duas edições. Iremos expandir esta política.
- Expandir e consolidar a plataforma Midiateca Capixaba.
- Entregar o Theatro Carlos Gomes, totalmente restaurado e com suas instalações modernizadas.
- Garantir o acompanhamento da reforma e restauro do Patrimônio Tombado Capixaba, através do maior inves t imento de sua hi s tór ia: R$ 30 milhões disponibilizados por meio do Programa Fundo a Fundo Patrimônio, em parceria com os municípios capixabas.
- Reformular marcos legais para registro e salvaguarda dos bens imateriais, estruturar um monitoramento dos ativos culturais, além da integração com as gestões municipais para implementar ações de valorização e promoção das culturas populares tradicionais do nosso Estado, dedicando atenção especial ao Patrimônio Imaterial e às manifestações das culturas populares.
- Aprofundar as relações entre as diversas pastas do Governo, por meio de um programa de formação cultural para a cidadania com foco nas juventudes, com o objetivo de conectar as iniciativas culturais com as novas gerações e as novas tecnologias disponíveis. Essa iniciativa estará conectada aos programas estratégicos do Governo, como o Estado Presente e seus Centros de Referência das Juventudes; e também ao programa Escola de Tempo Integral, com a integração de atividades culturais nas ações ofertadas na rede pública de ensino.
EMPREGO
- A garantia de acesso e elevação da renda das famílias, com a ampliação do Programa de Transferência de Renda (Bolsa Capixaba);
- O fortalecimento de vínculos familiares, com ampliação da rede de serviços socioassistenciais;
- A qualificação profissional com prioridade para população vulnerável objetivando a inclusão no mercado de trabalho, com oferta de cursos e intermediação da mão de obra;
- A redução da insegurança alimentar e nutricional, com a ampliação de estratégias de captação e distribuição de alimentos às famílias mais vulneráveis.
- Estimular a geração de emprego, trabalho e renda, pautado no compromisso de alcançar as metas do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8, que busca “promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos”.
TRANSPORTE
- Executar as obras do Corredor Metropolitano Sul - Corredor Exclusivo de Ônibus.
- Apoiar as Prefeituras da RMGV na implantação de Faixas Exclusivas de Ônibus.
- Renovar a frota do Transcol, implantando o uso de ônibus elétricos e a gás, aumentando a frota de veículos com ar condicionado.
- Implantar sistema de bicicletas compartilhadas na Região Metropolitana.
- Ampliar, aperfeiçoar e modernizar as ferramentas de tecnologia implantadas no sistema Transcol, aumentando o monitoramento dos serviços e melhorando as informações ao usuário.
- Colocar em operação o Sistema de Transporte Aquaviário, com expansão de serviço e integrado ao sistema Transcol, incluindo novas estações e embarcações.
- Executar as obras do novo Terminal de Carapina e do prolongamento da Rodovia das Paneleiras até o viaduto da Vale (BR-101).
SEGURANÇA
- Continuar priorizando a redução dos homicídios.
- Reduzir a violência contra a mulher por meio da consolidação do Plano de Enfrentamento à violência contra a mulher;
- Reduzir a violência no campo, com a consolidação do Plano de Segurança Rural, único no país;
- Promover ações de enfrentamento à violência contra a população LGBTQIAP+;
- Reduzir a violência contra a população negra.
- Diminuir a criminalidade violenta contra jovens
- Reduzir crimes contra o patrimônio.
- Seguir com as ações de valorização dos profissionais de segurança pública
- Promover a cultura da paz por meio de políticas públicas sociais, transversais e preventivas
MEIO AMBIENTE
- Implementar o Consórcio Brasil Verde, com o Espírito Santo liderando essa iniciativa.
- Avançar no cumprimento da Campanha “Race to Zero”.
- Avançar no cumprimento ao Acordo de Paris.
- Apoiar a expansão da rede de abastecimento de veículos elétricos pelo Estado.
- Expandir a eletrificação de veículos da frota do Governo do Estado.
- Implementar o Plano de Descarbonização e Neutralização das Emissões de Gases de Efeito Estufa do ES.
- Implementar o Plano Estadual de Mudanças Climáticas.
- Dar continuidade do Programa Capixaba de Mudanças Climáticas
- Expandir a execução dos Planos Municipais de Mata Atlântica.
- Aperfeiçoar o modelo de gestão florestal e de biodiversidade.
- Estimular a participação de energias renováveis na matriz energética do Estado do Espírito Santo, tanto no âmbito doméstico quanto industrial e agrário.
- Ampliar a cooperação técnica internacional para facilitar o acesso à pesquisa e tecnologias de energia limpa, incluindo energias renováveis, eficiência energética e tecnologias de combustíveis fósseis avançadas e mais limpas.
- Apoiar o acesso de pequenos produtores rurais, pessoas físicas e jurídicas, na aquisição de equipamento de geração de energia renovável.
- Implementar, acelerar e fortalecer o Plano de Descarbonização e Neutralização das Emissões de Gases de Efeito Estufa do ES.
- Ampliar e fortalecer o Programa de Geração de Energias Renováveis – GERAR.
- Promover um Plano de Eficiência Energética para toda as sedes e estruturas, diretas e indiretas, da Administração Pública do Executivo Estadual.
- Apoiar os municípios na implementação da mudança de matriz energética por meio de parcerias público privadas.
- Promover e apoiar investimentos privados para criação de um hub de energias renováveis e hub hidrogênio – verde ('Hub Energia do Futuro').
- Promover o Plano Estadual de Mobilidade Elétrica.
- Apoiar os municípios, principalmente os menos desenvolvidos, inclusive por meio de assistência técnica, para construção de políticas municipais sustentáveis e resilientes, utilizando materiais e as vocações regionais.
- Atualizar as políticas públicas que estimulam a redução substancial de geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem, logística reversa e reuso.
- Incentivar as empresas, especialmente as grandes e as transnacionais, a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios.
- Ampliar informação para garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante acerca da conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza.
- Apoiar a iniciativa privada na construção de novos gasodutos para transporte de gás natural (combustível da transição), possibilitando o fortalecimento do desenvolvimento regional e a competitividade do Espírito Santo.
- Implantar o Programa Serviços 100% Digitais no IEMA.
- Implementar o monitoramento digital e empreendimentos: acompanhamento de pós licença de condicionamentos por sistemas.
- Revisar a Lei Geral de Licenciamento.
- Fortalecer o Sistema de gestão ambiental municipal (Estado, municípios e conselhos).
- Implantar o Programa Desmatamento Ilegal Zero.
- Tornar as Unidades de Conservação mais sustentáveis.
- Implantar o Projeto de Incentivo e simplificação de criação RPPN - Reservas Particular do Patrimônio Natural.
- Implantar o Programa Mata Atlântica 4.0 – Economia Verde.
- Implementar programa para a Melhoria da Qualidade do Ar da Grande Vitória
- Adotar medidas de apoio às entidades de proteção aos animais resgatados em condições de rua ou maus tratos.
- Implementar ações de apoio aos municípios do Estado para que seja concedido adequado tratamento da saúde de animais em condições de rua, maus tratos e resgatados, especialmente focado no controle populacional, de doenças e à subsistência desses.
HABITAÇÃO
- Não tem proposta
INFRAESTRUTURA
- Trazer a experiência da gestão privada na manutenção e prestação de serviços nas rodovias estaduais, com a concessão administrativa, sem cobrança de taxas aos usuários.
- Realizar ainda mais obras de reabilitação e duplicação de diversos trechos rodoviários em todas as regiões, no maior investimento já realizado pelo Estado.
- Implantar novos trechos rodoviários com asfaltamento, garantindo melhor tráfego das pessoas, o escoamento das mercadorias e o turismo da região, como a ES-440, que ligará a BR-101 a Regência.
- Inaugurar o Terminal de Passageiros do Aeroporto de Linhares.
- Executar as obras do Aeroporto de Cachoeiro (Pista e Terminal de passageiros).
- Avançar na construção do sistema em Vila Velha, que terá, ao fim desses investimentos, 12 Estações de Bombeamento (EBAPS) interligadas, sendo 9 construídas pelo Estado e 3 já existentes, que finalmente amenizarão esse problema histórico.
- Executar as obras de macrodrenagem na Região Metropolitana e no interior do Estado.
- Executar obras de contenção de erosão e restauração da Região Costeira, incluindo a conclusão das obras de Meaípe.
- Nos municípios com contrato regular com a CESAN, universalização de atendimento da população com água potável até fim de 2026;
- Nos municípios atendimentos pela CESAN, coleta e tratamento de esgotos para, no mínimo, 90% da população, até o fim de 2026;
- Nos municípios com gestão própria do Saneamento, apoio para cumprimento da legislação até o fim do prazo legal;
Eleições 2022
-
"Devemos despertar o espírito cívico", diz presidente do TRE sobre alta abstenção
Desembargador Carlos Simões Fonseca faz balanço do segundo turno das eleições na Serra
-
Jovens votam pela primeira vez para prefeito
-
Local de votação em Jardim Limoeiro tem comparecimento menor no 2º turno
De acordo com a Luísa Pereira, preposto da escola Aristóbulo Barbosa, o segundo turno está tendo um ritmo mais tranquilo do que o primeiro. Faltando duas horas para finalizar a votação, apenas 50% dos eleitores compareceram a esse local de votação, no primeiro turno o comparecimento nesse mesmo horário foi de 80%.
-
Candidato a prefeito, Muribeca vota na Serra
O candidato a prefeito da Serra, Pablo Muribeca (Republicanos) votou no início da tarde deste domingo (27) na EMEF Belvedere, no bairro de mesmo nome. Ele chegou acompanhado da esposa, Lara Ferreira, que vota no mesmo local.
-
Debate segundo turno com os candidatos a prefeito da Serra 2024-10-26 at 00:15
Candidatos Weverson Meireles (PDT) e Pablo Muribeca (Republicanos) estiveram frente a frente no último debate antes do 2º turno no município, cuja votação acontece neste domingo (27)
-
Traficante é baleado durante carreata de Muribeca na Serra
Disparos ocorreram quando membros de duas gangues rivais se encontraram. Caso aconteceu no momento em que candidato à Prefeitura da Serra, Pablo Muribeca, e o prefeito reeleito de Vitória, Lorenzo Pazolini, passavam
Notícias sobre eleição 2022
Descubra mais notícias sobre as eleições 2022 e se mantenha por dentro de todos os bastidores da política.
Gasto de campanha: custo por voto para prefeito no ES vai de R$ 4,55 a R$ 1.240
Levantamento de A Gazeta levou em conta despesas registradas pelos candidatos da Grande Vitória. Último colocado da Capital, Du (Avante) teve o maior gasto com corrida eleitoral
Saiba como é feita a transição de governo nos municípios
Encerrada a eleição, é hora de a equipe da futura gestão buscar informações com a atual administração municipal; entenda como deve funcionar esse trâmite
Três partidos vão comandar mais da metade da população do ES
Legendas elegeram 23 dos 78 prefeitos no Espírito Santo, alguns para os maiores colégios eleitorais do Estado; veja desempenho de todos os partidos
Casagrande defende integração das forças de segurança em reunião com Lula
Governador do Estado disse, em Brasília, que a atuação conjunta de forças policiais será vantajosa: "Alcança o coração financeiro das organizações criminosas"
Weverson anuncia coordenador da equipe de transição de governo na Serra
Escolhido pelo prefeito eleito é Pablo Lira, professor e diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves
Mesários que atuaram no segundo turno já podem emitir declaração
É possível solicitar a “Declaração de Trabalho Eleitoral” nos aplicativos do e-Título ou 'Mesário', e também no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Quem mais doou para as campanhas dos prefeitos eleitos na Grande Vitória
Servidores são maioria entre os principais doadores, mas empresários também aparecem na lista
Espírito Santo tem apenas um prefeito eleito autodeclarado preto
Dos 78 municípios capixabas, 24 serão comandados por políticos que se autodeclararam negros, o que inclui pretos e pardos
Deputado quer proibir comemoração de Halloween em escolas públicas do ES
Conhecido no Brasil como Dia das Bruxas, a festividade advinda da cultura norte-americana é celebrada em todo o mundo em 31 de outubro
Entre para receber conteúdo exclusivo.
A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.