O mercado de mineração está aquecido por conta da demanda de aço na China e nos Estados Unidos, provocando uma alta no preço do minério de ferro. A valorização da commodity favorece investidores e profissionais que estão em busca de uma oportunidade de emprego nas indústrias do setor. Com isso, há abertura de novos postos de trabalho em todo o Brasil, inclusive no Espírito Santo.
Do total de funções disponíveis, 200 são destinadas apenas para mulheres no país. As oportunidades são destinadas a profissionais que têm nível técnico ou profissionalizante nas áreas de Mecânica, Elétrica, Solda, Eletroeletrônica, Mecatrônica, Automação, Instrumentação e Eletrotécnica.
A abertura do mercado de trabalho para elas no ramo faz parte do movimento Mulheres na Mineração (Women in Mining), que ocorre desde 2020 e tem como objetivo ampliar e fortalecer a participação feminina neste segmento. Ao todo, 20 empresas do setor fazem parte da iniciativa, com vagas no Espírito Santo, Minas Gerais e Pará. A Rhopen, empresa de recrutamento e seleção, é a responsável pela seleção de mão de obra.
Dados do Instituto Brasileiro de Mineração apontam que as mulheres representavam 14% dos trabalhadores no setor. A mão de obra feminina também é 44% da força de trabalho nacional, considerando todas as áreas da economia.
"Grandes empresas no mundo todo têm feito um esforço para aumentar a participação de mulheres em diversos níveis na força de trabalho. Esta não é uma iniciativa isolada da mineração. A presença da mulher representa um novo fôlego para mercados saturados. Em termos de gestão, já existem pesquisas que comprovam que o estilo de liderança feminina é mais humanizado, empático e gera melhores resultados", afirma a CEO da Rhopen, Cátia Horsts.
Além das 200 vagas abertas para mulheres, a consultoria tem outros 157 postos de trabalho abertos para quem tem níveis técnico e superior, com 50 chances para o Espírito Santo. Para concorrer a uma dessas chances, os interessados devem cadastrar o currículo no site.
A Vale também anunciou a abertura de novas oportunidades nesta semana. Podem se inscrever profissionais de níveis técnico e superior. Ao todo, são 10 vagas, sendo cinco para mulheres. Conforme o anúncio, as chances são para técnica eletroeletrônica, mecânica e soldadora.
Como se candidatar: os interessados precisam fazer o cadastro no site.
Como se candidatar: os interessados devem fazer o cadastro no site.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta