> >
Vídeo: como usar as redes sociais para conseguir um emprego

Vídeo: como usar as redes sociais para conseguir um emprego

É importante escolher uma ferramenta que esteja de acordo com aquilo que o profissional busca, seguir pessoas estratégicas e ainda destacar habilidades e competências; confira as dicas dos especialistas

Publicado em 31 de outubro de 2021 às 08:23

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura

Em tempos de pandemia, em que mais de 14 milhões de pessoas estão desempregadas no país, as redes sociais podem ser importantes aliadas para quem está à procura de uma oportunidade no mercado de trabalho.

Além de seres utilizadas como canais para as empresas divulgarem processos seletivos, elas também têm o papel de papel de conectar candidatos e recrutadores. 

Mas antes de se aventurar nesse mundo virtual, é importante ficar atento a algumas dicas que podem deixar o seu perfil em alta.

Segundo especialistas, é necessário identificar a plataforma que poderá lhe dar maior visibilidade e seguir pessoas que tenham a ver com o seu ramo de atuação. Elas poderão ser futuros empregadores ou lhe indicar para uma oportunidade.

Aspas de citação

É preciso escolher uma ferramenta que seja estratégica para aquilo que se busca. Criar um perfil destacando suas experiências de habilidades, mostrando cursos que fez, palestras que assistiu, entre outros pontos. Por outro lado, é preciso ficar atento ao que pode prejudicar uma recolocação, como é o caso de erros de Português em uma postagem

Gisélia Freitas
Especialista em carreira
Aspas de citação

Entre as redes sociais, o Linkedin é a mais focada no lado profissional, por isso é bom caprichar no currículo virtual. Gisélia alerta ainda sobre a importância de interagir com quem faz parte da sua rede, com comentários, curtidas e compartilhamentos.

A diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Espírito Santo (ABRH-ES), Kamilla Matos, complementa ressaltando que, mesmo se a pessoa não estiver trabalhando, deve destacar o tipo de oportunidade que está buscando. “Isso vai facilitar que o recrutador encontre o perfil do candidato por meio de palavras chaves”, aponta.

Ela avalia ainda que o profissional deve apostar em uma foto que transmita a imagem que ele quer passar para o mercado.

A CEO da Selecta e especialista em gestão de carreira e liderança, Vânia Goulart, destaca que todas as outras redes (Instagram, TikTok, Facebook) também estão conectadas à rede profissional. “Por isso, é fundamental saber diferenciá-las, mas criar coerência entre o que publica em todas elas.”

 Profissionais das áreas de arquitetura e moda, por exemplo, podem fazer a divulgação de portfólios no Instagram. Já aplicativos de mensagens e o Facebook têm grupos voltados exclusivamente para a divulgação de vagas em aberto.

CONFIRA AS DICAS PARA CONSEGUIR EMPREGO NAS REDES SOCIAIS

LINKEDIN

LinkedIn demite 960 funcionários devido à pandemia
LinkedIn é a rede social voltada para divulgação profissional. (Robert Galbraith/Reuters)

O LinkedIn é a rede social voltada para a carreira. Confira algumas dicas específicas para ela:

Fonte: Kamilla Matos, Vânia Goulart, Gisélia Freitas e Cátia Horsts

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais