Todos os anos, o tema da redação do Enem causa ansiedade entre os candidatos. E, com a proximidade da prova — o exame ocorre nos dias 3 e 10 de novembro, sendo a redação no primeiro dia —, muitos já começam a fazer suas apostas sobre o que pode ser cobrado. É comum que o assunto escolhido surpreenda, principalmente por ser um tema relevantes socialmente e, ao mesmo tempo, possuírem pouca visibilidade no dia a dia.
Mas, mesmo sem saber o que será tratado no Exame, uma boa técnica e um texto bem feito que cumpra as exigências da prova podem garantir aquele notão. A Gazeta traz dicas de especialista e disponibiliza três temas de redação para quem quer tirar de letra essa etapa da avaliação.
A professora de redação do curso preparatório Gama pré-vestibular, Jô Kutz, fala da importância de não se fugir do tema proposto. Em algumas edições, como a do ano passado, que abordou a invisibilidade do trabalho de cuidado feito por mulheres no Brasil, os assuntos podem ser muito amplos. Por isso, é importante tomar cuidado para não para fugir do tema e para abordá-lo de forma completa em seu texto, e não apenas uma parte da problemática apresentada.
A segunda coisa que a professora chama a atenção é seguir o gênero textual cobrado pela avaliação, que é a dissertação argumentativa. Esse tipo de texto é construído com uma introdução, desenvolvimento e argumentação sobre a problemática que foi proposta. “O gênero dissertativo-argumentativo parte do princípio que a gente vai expor uma informação a respeito de um tema e, a partir disso, apresentar informações sobre esse assunto e, depois, trazer um ponto de vista a respeito dele”, explica Jô.
Além disso, a redação precisa cumprir com as competências da prova, que são critérios usados para avaliar o seu texto. São elas:
Outra coisa que não pode ser dispensada é a prática. Quanto mais redações o aluno fizer, melhor serão os seus textos. Entretanto, antes de sair fazendo todos os temas de redação que vê pela frente, uma estratégia mais proveitosa é definir eixos temáticos, ou seja, escolher um assunto como tecnologia, meio ambiente, saúde, para aprender como argumentar sobre cada um dos tópicos. Ter em mente argumentos "coringas" pode ser um ótimo aliado, por se encaixarem em vários temas.
Uma dúvida que pode aparecer é qual o momento ideal para começar o texto no dia do Enem. "Eu sempre recomendo que o rascunho seja feito no início da prova, para passar a limpo no final. Isso é até bom para o aluno verificar algum desvio gramatical, porque ele já se distanciou um pouco do texto e vai ter mais chance de identificar esses problemas”, sugere, a professora.
"Se o aluno deixa para fazer essa redação muito depois, pode ser que ele já esteja cansado e não consiga refletir tanto e trazer um posicionamento crítico sobre aquilo", completa Jô.
Acesse o conteúdo abaixo, feito pelo curso preparatório Gama Pré-Vestibular, com três temas de diferentes eixos, para os leitores de A Gazeta que vão prestar o vestibular, e querem aprimorar suas habilidades no texto e se prepararem para o modelo de redação cobrada no Enem.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta