> >
Cine Jardins reabre dia 22 de outubro com filmes premiados na programação

Cine Jardins reabre dia 22 de outubro com filmes premiados na programação

Na retomada de atividades, sala vai exibir festival com 18 títulos que marcaram a memória afetiva dos cinéfilos. Evento segue até 4 de novembro

Publicado em 16 de outubro de 2020 às 06:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O belga
O belga "Minha Vida em Cor-de-Rosa", de Alain Berliner, é um dos destaques da Mostra do Cine Jardins. (Alpha Filmes/Divulgação)

Fechado desde março, por conta da pandemia do novo coronavírus, o Cine Jardins, em Vitória, aposta no resgate de memória afetiva dos cinéfilos para a sua reabertura, programada para a próxima quinta-feira (22).  Em pauta, uma mostra com 16 filmes emblemáticos - e premiados - dos anos 1980 e 1990, além da exibição de dois clássicos da sétima arte: "Splendor" (1989), fantasia neorrealista de Ettore Scola, e "A Conversação" (1974), obra-prima de Francis Ford Coppola, vencedora da Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Serão 12 dias de exibição em duas semanas, sendo que em 26 de outubro e 5 de novembro a sala não funcionará por conta de uma higienização. Além do minifestival,  o espaço também exibirá três longas-metragens atuais e inéditos em sua primeira semana de atividades.

Assim, uma das duas salas do Cine Jardins exibirá filme o egípcio “Carta Registrada”, o australiano “A Verdadeira História de Ned Kelly”, e o holandês “Instinto”, que conta com grande atuação de Carice van Houten. O filme representou a Holanda no Oscar de 2020. Abaixo, veja o trailer de "Instinto". O cinema ainda não divulgou o preço dos ingressos para cada sessão.

FESTIVAL

A "Mostra Jardins de Cinema", que conta com curadoria de Talmon Júnior, coordenador do espaço, é um deleite para qualquer cinéfilo, tornando-se programação obrigatória para os amantes do cinema independente. No primeiro dia (22), por exemplo, o destaque fica para "Mediterrâneo", de Gabriele Salvatores, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1992.

Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o italiano
Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o italiano "Mediterrâneo" também será exibido pelo Cine Jardins na reabertura. (Flashstar/Divulgação)

A trama esbanja o típico lirismo do cinema italiano para retratar uma trupe de soldados presos em uma paradisíaca ilha grega durante a Segunda Guerra Mundial. Aqui, Salvatores presta uma homenagem emocional ao mestre Mario Monicelli, especialmente em obras como "O Incrível Exército Brancaleone" (1966).

Outros títulos que merecem ser conferidos são "Minha Vida em Cor-de-Rosa" (1997),  sensível retrato do cotidiano de uma criança trans relatado com delicadeza pelo belga Alain Berliner; "O Cheiro da Papaia Verde" (1993), primeiro filme do excelente realizador vietnamita Tran Anh Hung; "Casa Vazia" (2004) (trailer abaixo), tocante drama existencialista do sul-coreano Kim Ki Duk,  e "Orlando - Uma Mulher Imortal" (1992), visão intimista da cineasta britânica Sally Potter sobre a literatura de Virginia Woolf.

FILMES QUE ENTRAM EM CARTAZ NA QUINTA-FEIRA (22), NA SALA 1 DO CINE JARDINS

16h - “CARTA REGISTRADA” - Egito - 2019 - 95 minutos - Drama - 12 anos. Desde que seu marido foi preso, Hala (Basma) tem que enfrentar seus pensamentos suicidas sozinha. Sua força tem que vir de dentro, pois a sociedade não a ajuda e nem perdoa uma mulher deprimida, principalmente por ela ser mãe.

18h10 - “A VERDADEIRA HISTÓRIA DE NED KELLY” - Austrália / Reino Unido / França - 2020 - 125 min - Drama / Faroeste / Biografia - 16 anos. A ascensão e a queda do rebelde australiano Ned Kelly, consagrado como o maior bush ranger da história do país. Durante a década de 1870, incentivado pelo foragido Harry Power e pela prisão de sua mãe, Kelly recrutou um montante de rebeldes para planejar uma rebelião lendária.

20h50 - “INSTINTO” - Holanda - 2019 - Representante da Holanda ao Oscar de Melhor Filme Internacional 2020 - Drama / Suspense - 16 anos. Nicoline (Carice van Houten), uma psicóloga experiente, inicia um novo emprego em uma instituição penal, apesar de ter resolvido nunca mais voltar à psiquiatria. Ela conhece Idris (Marwan Kenzari), um homem inteligente com um distúrbio de personalidade antissocial e narcisista, que cometeu uma série de crimes sexuais graves. Após cinco anos de tratamento, ele está prestes a fazer sua primeira liberdade condicional desacompanhada.

FILMES DA MOSTRA JARDINS DE CINEMA E HORÁRIOS

CLÁSSICOS - MOSTRA JARDINS DE CINEMA

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais