Raios não caem duas vezes no mesmo lugar; Walt Disney está congelado; Elvis não está morto; a Muralha da China pode ser vista do espaço a olho nu; mulher grávida de oito crianças no interior de São Paulo; a Terra é plana...
É impossível listar as inúmeras mentiras folclóricas (algumas chegaram a virar lenda urbana ou mesmo teorias de conspiração na internet) em um único texto. Afinal, quem nunca falou uma "mentirinha", nem que seja a mais inocente possível, para se livrar de uma situação embaraçosa?
Aproveitando a chegada do 1º de Abril, o Dia Mundial da Mentira (ou "April Fool's Day", como chamam os americanos e ingleses), o "Divirta-se" listou 10 filmes que fizeram sucesso nos cinemas e ficaram marcados por terem uma trama repleta de farsas e lorotas.
Antes da relação dos longas-metragens, há uma verdade que não pode ser contestada: você nunca se perguntou por que existe o Dia da Mentira e por qual motivo é comemorado nessa época?
Para pesquisar a origem da data, fomos aos livros, bebê! Até o século XVI, o ano novo era comemorado em 25 de março, com a chegada da primavera. A festança durava uma semana, terminando em 1º de abril. Em 1562, o papa Gregório XIII instituiu outro calendário para o mundo cristão, em que o ano novo caía em 1º de janeiro, como é nos dias atuais.
Carlos IX, então rei da França, seguiu o decreto apenas dois anos depois, em 1564. Muitos gauleses resistiram à mudança, mantendo a comemoração na antiga data.
Não demorou para que vários gozadores de plantão ridicularizassem os inocentes franceses, criando festas e dando presentes de mentira, só para a zoação ficar completa. Cerca de 200 anos depois, a tradição começou a rodar o mundo.
Aulas de História à parte, e voltando ao cinema, vamos a nossa lista:
Seria até uma heresia não começar com essa animação clássica de Walt Disney lançada em 1940. A trama é baseada na literatura do italiano Carlo Collodi e já foi adaptada várias vezes para o cinema, até por produções eróticas. Gepeto é um carpinteiro solitário que resolve fazer um boneco de madeira. Após ganhar vida, o "menino" desenvolve uma particularidade: sempre que mente o seu nariz cresce. Em 2021, ganhará uma versão em live action dirigida por Guillermo del Toro. O desenho está disponível em streaming no iTunes.
Um dos maiores sucesso da carreira de Jim Carrey, um excelente ator subestimado por Hollywood. Um advogado (Carrey) se vê em situação delicada quando o filho, ao soprar as velas do bolo de aniversário, deseja que o pai não minta por um dia. O pedido é atendido, impedindo o homem de falar qualquer tipo de lorota, o que gera várias confusões em seu trabalho. Um filme para ser visto, e curtido, por toda a família. Disponível no Telecine Play e no Looke.
Um dos maiores sucessos internacionais do cinema alemão, a fita ajudou a revelar o talento do ator Daniel Brühl e do diretor Wolfgang Becker. Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, uma mulher comunista (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante a fase que marcou o fim da Alemanha Oriental. Quando desperta, nos anos 1990, Berlim está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Brühl), temendo que a excitação causada pelas mudanças possa prejudicar a saúde da matriarca, decide esconder a verdade. No Brasil, a comédia pode ser vista no Claro Vídeo.
O filme mostra os bastidores da criação de uma fictícia guerra dos Estados Unidos contra a Albânia. A simulação é encomendada diretamente pelo presidente americano, que vê sua reeleição ameaçada por um escândalo sexual. Dirigido com maestria por Barry Levinson (em um dos seus melhores trabalhos), a sátira política debate, entre outros valores, o papel fundamental da imprensa na luta para deter a circulação de falsas notícias, tema muito em voga na atualidade. Disponível em DVD no Brasil.
Emma Stone brilha nesta comédia adolescente que presta homagem à literatura de Nathaniel Hawthorne, em especial "A Letra Escarlate". A atriz vive uma garota descolada que aceita a proposta de um amigo gay: fingir relações sexuais em uma festa onde todos da escola estejam presentes. Desta forma, o garoto passa a ser visto como heterossexual, deixando de ser perseguido. A menina não esperava que a mentira fosse causar tantos problemas na cidade onde mora. No Brasil, o filme está disponível na Netflix.
Uma das mentiras mais deliciosas já contadas no cinema. O filme, estrelado por Matthew Broderick, se tornou um clássico dos anos 1980, eternizando o nome do mestre John Hughes. Um estudante gaiato (Broderick) decide inventar para os pais que está doente, só para passar o dia farreando com os colegas. Só que para poder realizar seu desejo, precisa escapar do diretor da escola, vivido com gosto por Jeffrey Jones. Disponível na Netflix.
Obra-prima de Peter Weir que traz Jim Carrey (sempre ele) em um de seus melhores papéis. Truman (Carrey) é um pacato vendedor de seguros que leva uma vida simples ao lado da esposa (Laura Linney). Algumas mudanças fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. O roteiro de Andrew Niccol, claramente inspirado em "1984", de ?George Orwell, lançou uma das primeiras definições de reality show no cinema. Para ver e rever, captando todas as camadas e nuances da trama. Disponível no Google Play e iTunes.
Em tempos de fake news, o filme discute o caráter corrosivo de uma mentira. Uma freira rígida (Meryl Streep, brilhante) começa a perseguir um padre (Philip Seymour Hoffman) após esse ser acusado de "dar atenção demais" a um garoto recém-chegado à congregação. O filme causou muita polêmica na época de seu lançamento por conta dos relatos de pedofilia na Igreja Católica. Conquistou cinco indicações ao Oscar. Disponível no Google Play e iTunes.
Brilhante adaptação da literatura de Ian McEwan, o drama revelou o talento de uma Saoirse Ronan ainda adolescente e conquistando sua primeira indicação ao Oscar. A direção de atores de Joe Wright também é destaque. No calor da Segunda Guerra Mundial, Briony (Ronan) acusa Robbie (James McAvoy), o filho do caseiro e amante de sua irmã mais velha (vivida por Keira Knightley), de um crime que ele não cometeu. A marcante trilha sonora de Dario Marianelli venceu o Oscar e continua chamando a atenção pela qualidade. Disponível no Amazon Prime Vídeo.
Não podemos abordar as mentiras que permeiam o suspense que revelou Bryan Singer (da série "X-Men"), pois corremos o risco de dar muitos spoilers. Após uma explosão em um cais, a polícia contabiliza 27 corpos e duas testemunhas: um húngaro em estado crítico e um conhecido ladrão deficiente físico. Quem estaria por trás do crime? Vencedor do Oscar de Roteiro Original e de Ator Coadjuvante, para Kevin Spacey. Disponível no Telecine Play.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta