O Cine.Ema - Festival de Cinema Ambiental do Espírito Santo divulgou a lista de curta-metragens e profissionais do audiovisual brasileiro, que irão compor a programação e o corpo técnico do evento em 2020. Os filmes selecionados farão parte da Mostra Competitiva e os vencedores receberão premiação em dinheiro.
Com a pandemia do novo coronavírus, a edição deste ano foi remodelada e o público de todo o Brasil terá acesso aos filmes selecionados em uma plataforma on demand. A mostra acontece oficialmente de 5 de outubro a 9 de novembro.
Para a 6ª Mostra Nacional Competitiva foram selecionados 16 curtas-metragens dos gêneros ficção, animação e documentário, que representam dez estados brasileiros: Espírito Santo, Minas Gerais, Tocantins, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Bahia.
Já a Mostra do Cine.Eminha, que difunde filmes ambientais para a garotada, conta com quatro títulos, que representam três estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. As obras das mostras serão avaliadas pelo júri especializado, formado por profissionais do setor audiovisual.
Com o tema "A natureza sou eu", o festival chega à sexta edição propondo um olhar sobre a natureza enquanto essência de todo ser vivo e, por isso, uma responsabilidade compartilhada.
"O Cine.Ema este ano tinha que acontecer, porque temos que falar sobre a nossa natureza, sobre a natureza que está ao nosso redor e os filmes selecionados para a programação vão promover isso. Outra responsabilidade nossa é investir parte do valor de realização do festival, com premiações e cachês, para profissionais de nosso cinema, pois com a pandemia, as gravações ficaram paralisadas por muito tempo", afirmou a diretora da Caju Produções, Tânia Silva.
O comitê de seleção do Cine.Ema 2020 foi formado pela doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Tetê Mattos; pelo engenheiro florestal e coordenador da Reserva Natural Sesc Bertioga SP. Juarez Michelotti; pela doutora em comunicação e semiótica pela PUCSP, Solange Alboreda; e pela diretora e mestra em Comunicação e Territorialidades pela Ufes, Ursula Dart.
O Cine.Ema é uma realização da Caju Produções e do Ministério do Turismo com o apoio do Jornal A Gazeta e patrocínio do Grupo Águia Branca. Conheça abaixo os filmes selecionados:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta