O Festival de Cinema de Vitória segue deixando sua marca no audiovisual nacional. Depois de sua primeira edição on-line e sem poder realizar a edição itinerante neste ano por conta da pandemia, o evento traz uma proposta interessante para o seu público: o Panorama Diversidade 27 anos.
Com uma pegada de resgate histórico, o evento reunirá 20 curtas-metragens que apresentam um recorte simbólico da produção audiovisual no Brasil, ao longo dos últimos 27 anos. São produções que passaram ao longo do festival e estarão disponíveis para o público a partir do dia 24 de fevereiro, às 19h, no YouTube.
A programação gratuita foi dividida em três programas: Mostra Panorama Brasil; Mostra Panorama Espírito Santo; e Mostra Panorama Diversidade. A curadoria ficou por conta do cineasta, escritor e pesquisador na área audiovisual, doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ, e professor do POSCOM, da Ufes, Erly Vieira Jr, e do produtor audiovisual e curador, Waldir Segundo.
"Os filmes que compõem o Panorama Diversidade 27 Anos são um belo resumo dessas quase três décadas de Festival de Cinema de Vitória. Esses curtas simbolizam a potência, a diversidade e a criatividade do cinema produzido no Brasil nos últimos anos, além do talento de nossos realizadores e realizadoras. A seleção também é a síntese da pluralidade do que é o Festival de Cinema de Vitória: um evento para todos", explica Lucia Caus, diretora do Festival de Cinema de Vitória.
A Mostra Panorama Brasil apresenta cinco filmes que focam na pluralidade apresentada na programação do Festival de Cinema de Vitória. A Mostra Panorama Espírito Santo apresenta uma seleção de sete curtas sobre a produção local. Já o Panorama Diversidade traz oito filmes de temática LGBTQIA+.
“Para este programa, pensamos no foco de diversidade sexual e de gênero, entrelaçando filmes de diversas épocas para apresentar um pouco de como foi se desenvolvendo o cinema LGBTQIA+ brasileiro”, explica Erly.
E a seleção de obras históricas não é a única novidade para este ano. Como parte da programação do Panorama Diversidade 27 anos será ofertado, entre os dias 1 e 3 de março, o Laboratório Criativo - Tecnologias Sociais nos Festivais de Cinema. O curso on-line irá tratar, em três aulas, sobre as etapas que levam a construção de um festival de cinema. As aulas serão sobre: produção - com foco em gestão de projeto -, mobilização comunitária e produção executiva.
O público alvo da formação são produtores, artistas e articuladores culturais, além do público interessado no tema. Serão disponibilizadas 20 vagas (que terão direito a certificado após a conclusão do curso) além de estar aberto para 100 ouvintes.
As inscrições acontecem a partir de 24 de fevereiro, via formulário Google, disponibilizado no site festivaldevitoria.com.br .
Além das exibições e do curso será lançada a Revista Panorama. A publicação irá reunir os textos da curadoria sobre as três mostras exibidas no Panorama Diversidade 27 Anos e as fichas técnicas completas dos 21 filmes que fazem parte da programação. (Com informações do FCV)
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta