O Festival Varilux de Cinema Francês começa nesta quinta-feira (19). E o Espírito Santo está entre os locais que vão receber a mostra 2020. Por conta da pandemia do novo coronavírus, apenas o Cine Jardins participa do evento neste primeiro momento. O Centro Cultural Sesc Glória, que também costuma receber o festival, decidiu realizá-lo em 2021 com sua possível reabertura.
"A ideia é abrir o espaço com o Festival Varilux, mas a mostra vai ficar para o ano que vem, já que temos o prazo até março para executá-la presencialmente", explica a coordenadora cultural do espaço, Rita Sarmento.
Porém, os interessados no festival podem conferir a programação no Cine Jardins, que funciona em capacidade reduzida - seguindo as normas de distanciamento e sanitárias propostas pelo Governo do Estado. Assim, o cinema de Jardim da Penha vai realizar 52 exibições com os 18 longas que participam do festival até o dia 2 de dezembro.
"O Festival vai acontecer apenas nas redes exibidoras que estão seguindo todos os protocolos de segurança exigidos pelas autoridades e em cidades em que os espaços foram autorizados a reabrir. Assim o público terá certeza de poder frequentar os cinemas com segurança e reencontrar a cinematografia francesa da qual estava com saudade", reforça Christian Boudier, responsável pela direção e curadoria do festival.
No reencontro tão aguardado com a filmografia francesa nos cinemas, os espectadores poderão se deliciar com trabalhos de diretores, astros e estrelas consagrados e de expoentes da nova geração. Das 18 produções, 17 são inéditas como Verão de 85 (Eté 85), longa que integrou a seleção oficial do Festival de Cannes.
Passaram por Cannes também as produções DNA (Adn), de Maïwenn, com Louis Garrel e Fanny Ardant; Minhas férias com Patrick (Antoinette Dans Les Cévennes), de Caroline Vignal; Slalom (Slalom), de Charlène Favier, e Gagarine (Gagarine), de Fanny Liatard e Jérémy Trouilh.
Atores e atrizes conhecidos do público brasileiro também não podem faltar. Juliette Binoche volta ao Festival Varilux como protagonista de A Boa Esposa(La Bonne Épouse), de Martin Provost; e o ator Vincent Cassel estrela Mais que Especiais (Hors Normes) de Eric Toledano e Olivier Nakache, diretores dos sucessos Os Intocáveis e Samba que já integram o Festival Varilux.
A obra que abre o festival em Vitória é Persona Non Grata, às 19h30. O drama/thriller, de Roschdy Zem, traz a história de dois amigos e sócios minoritários numa empresa de construção que enfrenta dificuldades. Eles começam a vislumbrar um futuro melhor quando um estranho personagem entra em suas vidas.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta