Realizado na noite de domingo (25), o Oscar 2021 causou polêmica ao optar por uma cerimônia presencial e com os participantes não usando máscaras de proteção contra a Covid-19, mesmo estando, em sua maioria, vacinados e testados.
A relação dos premiados, porém, agradou à maioria dos cinéfilos e o "Divirta-se" aproveita para listar onde assistir a alguns dos títulos vencedores.
Libelo humanista contra a desigualdade e o abandono social, "Nomadland" foi o grande vencedor, levando três das estatuetas principais: Melhor Filme, Melhor Diretor (para Chloé Zhao, apenas a segunda mulher a triunfar na categoria) e Melhor Atriz, com Frances McDormand levando a terceira estatueta para casa, ficando atrás apenas do recorde de Katharine Hepburn, que venceu o prêmio quatro vezes.
Aos capixabas, que andam perguntando onde assistir "Nomadland", uma (desanimadora) pontuaçâo: o drama está em exibição exclusivamente nos poucos cinemas abertos do país e ainda sem previsão de chegar ao serviço de streaming ou mesmo ao VOD (Vídeo sob demanda).
No Espírito Santo, por conta do avanço da crise sanitária e das restrições coordenadas pelo governo estadual, as salas de exibição ainda se encontram impossibilitadas de funcionar, pelo menos até a divulgação do novo Mapa de Risco, previsto para a próxima sexta-feira (30).
A Disney, distribuidora do filme, ainda não confirma, mas, a tendência é que o premiado longa-metragem de Chloé Zhao só embarque no serviço de streaming após o lançamento da plataforma Star +, prevista para junho.
Longas vencedores, como "Bela Vingança" (Melhor Roteiro Original), "Minari" (Melhor Atriz Coadjuvante, para Youn Yuh-Jung) e "Judas e o Messias Negro" (Melhor Ator Coadjuvante, para Daniel Kaluuya, e Melhor Canção Original), também não estão disponíveis em streaming. O primeiro, estreia nos cinemas em maio; o segundo, está em cartaz em poucas cidades do país; e o terceiro, foi exibido nas salas do Estado, no início de 2021.
Sobre "Judas...", especula-se que chegue às plataformas digitais do Brasil após o lançamento da HBO Max, previsto para junho.
Em relação aos outros títulos premiados da noite, muitos podem ser conferidos no "conforto do seu lar". Vamos a eles:
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta