Já trouxemos uma lista de obras literárias que seriam adaptadas para as telas em 2021 por aqui e agora trazemos uma lista de livros que já viraram séries ou filmes. A diversão é garantida, seja assistindo ou lendo obras que vão do romance ao suspense. Entre os títulos estão textos de Louisa May Alcott, Stieg Larsson e vários outros. Confira as sugestões para ficar por dentro de cada trama e de onde acessar as adaptações.
Vale ressaltar que as obras citadas estão disponíveis no catálogo do Skeelo, plataforma de leitura na qual os assinantes de A Gazeta tem direito a um livro por mês. Confira na lista abaixo os detalhes de cada um deles:
A saga romântica “A Barraca do Beijo” traz a história de Elle, uma adolescente que sempre teve uma queda pelo descolado Noah, o irmão mais velho de seu melhor amigo, Lee. Ao organizarem uma barraca do beijo para o festival da primavera de sua escola, Noah acaba fazendo uma aparição. Mas, o romance que surge não se desenrola exatamente como um conto de fadas. A história criada pela escritora galesa Beth Reekles chegou ao mundo todo com suas adaptações, os longas lançados pela Netflix e estrelados por Joey King como a protagonista. No último dia 11 de agosto, inclusive, a trama ganhou seu capítulo final no streaming, fechando a trilogia de filmes, cujo primeiro chegou à plataforma em 2018.
“O Date Perfeito” é outra obra que foi adaptada para o cinema pela Netflix, tendo sido lançado em 2019. A trama de comédia romântica acompanha o jovem Brooks Rattigan, interpretado no longa por Noah Centineo - mesmo galã de “Para Todos os Garotos que Já Amei”. Na história, Rattigan, que está no ensino médio, visa juntar dinheiro para entrar na sua faculdade dos sonhos, a Columbia. Nessa empreitada, ele faz mil trabalhos e acaba topando ser o par ideal para a prima de uma colega de classe em um baile em troca de uma grana. O que ele não sabia é que sentimentos poderiam aparecer na jogada.
Para os que gostam do romance, mas com uma pegada mais dramática, “A Cinco Passos de Você” pode ser uma ótima opção. As páginas narram o romance de Will e Stella, dois jovens que sofrem de fibrose cística, uma condição que os faz ter que manter uma distância de um metro e meio um do outro. Dessa forma, a cada passo na paixão, os dois sofrem mais com a falta de contato físico. Os pombinhos são encarnados por Cole Sprouse e Haley Lu Richardson na adaptação da obra de Rachael Lippincott para os cinemas. O título tomou as telonas em 2019 e hoje está disponível na Amazon Prime Vídeo.
E tem mais romance entre as opções, “A Química que Há Entre Nós” traz um casal que parece muito diferente para dar certo. Grace Town é uma menina que gosta de roupas masculinas, apresenta um certo desleixo e usa uma bengala, enquanto Henry Page é tão comum que chega a ser tedioso, mas logo se interessa pela misteriosa garota. A trama ganhou vida em uma produção original da Amazon Prime Video, de 2020, com atuação de Lili Reinhart, a Betty de “Riverdale”, e Austin Abrams. O livro que deu origem ao filme é da autora australiana Krystal Sutherland, que além de escritora é também produtora.
Os clássicos também têm seu lugar nessa lista. “Mulherzinhas”, de Louisa May Alcott, faz grande sucesso. Tamanho é o destaque do livro de época que retrata os dilemas de quatro irmãs de Nova Inglaterra, durante o período da Guerra Civil Americana, que o texto ganhou sua sétima adaptação para as telonas em 2019, sob a direção de Greta Gerwig. O filme contou com estrelas como Saoirse Ronan e Emma Watson em seu casting. Sua trama é ideal para quem se interesse por obras com mulheres fortes, vale ressaltar que a história tem inspiração autobiográfica. A obra cinematográfica intitulada “Adoráveis Mulheres” está disponível na plataforma YouTube Movies para aluguel e compra.
O livro de Roberto Drummond, “Hilda Furacão” ficou amplamente conhecido por sua adaptação para a TV, com a minissérie da Globo, de 1998. A versão audiovisual da história da jovem socialite mineira que se transforma em prostituta foi estrelada por Ana Paula Arósio. A atriz encarnou esta “femme fatale”, que encantava os homens na década de 60. O público pode reviver a minissérie, que está disponível no catálogo do Globoplay.
O texto teatral “Os Monólogos da Vagina”, criado e interpretado por Eve Ensler, que debutou no off Broadway em 1996, também compõe o quadro de obras que conquistaram o público. Show apresentado nos teatros ao redor do mundo por diversas vezes, o trabalho que reúne uma série de histórias luxuriosas, emocionantes e singelas tem, inclusive, uma versão audiovisual de 2002. Este filme da interpretação de Ensler está disponível no catálogo da Amazon Prime Video.
A clássica distopia de Aldous Huxley, “Admirável Mundo Novo”, também ganhou em 2020 uma versão audiovisual. A série homônima está disponível no catálogo do Globoplay, contendo 1 temporada, com 19 episódios. O texto de Huxley fala de uma sociedade inteiramente organizada segundo princípios científicos, de pessoas programadas em laboratório, e adestradas para cumprir seu papel numa sociedade de castas biologicamente definidas já no nascimento. Um mundo no qual a literatura, a música e o cinema só têm a função de solidificar o espírito de conformismo.
Três discursos que mudaram o rumo da Segunda Guerra Mundial, proferidos por Winston Churchill, logo após assumir o posto de primeiro-ministro da Grã-Bretanha, são analisados na obra “O Destino de Uma Nação”, uma biografia de Anthony McCarten. O livro de 2017 ganhou os cinemas no ano seguinte, dirigido por Joe Wright e contando com Gary Oldman como Churchill. O filme hoje está disponível no catálogo do YouTube Movies e é um prato cheio para os amantes de políticas e interessados na guerra.
A obra “Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres”, do sueco Stieg Larsson, fecha a lista de indicações trazendo mistério. Na trama, uma jovem herdeira de um império industrial some sem deixar pistas. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Cerca de 40 anos depois do ocorrido, o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Logo Blomkvist se junta a Lisbeth Slander, uma jovem de mente brilhante para a busca de dados e começa a perceber uma trilha de segredos e perversidades do clã industrial. O livro de 2005 ganhou uma adaptação hollywoodiana em 2011, sob a direção de David Fincher. Hoje, o triller está no catálogo da Amazon Prime Vídeo. Vale destacar que a obra tem continuação, sendo composta por cinco livros, no total.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta