A arte pode ser executada de diversas maneiras, até porque ela não se limita às técnicas tradicionais. Inclusive, se conhecermos outras culturas ao redor do mundo, é possível perceber as inúmeras formas de expressão artística, por mais simples que sejam.
A arte pode ser representada na dança, cinema, canto, teatro, pintura, desenho, bordado, escultura e por aí vai. E foi a partir desse "pensamento" que surgiu o ‘’CaféCatura’’. Mas, espera, o que seria isso?
Como o nome já pressupõe, papel, pincel e café, sim, essa delícia mesmo, são as ferramentas necessárias para esse tipo de arte, criada pelo ilustrador capixaba Humberto Freitas.
‘’Eu desenvolvi uma técnica própria, trabalhar com o café e a água, como se fosse uma aquarela’’, conta o artista, em entrevista recente ao programa "Em Movimento", exibido aos sábados, na TV Gazeta.
Mas a técnica tem o seu segredo: ela necessita três tons da bebida, medidas pela sua intensidade. ‘’Uso o café mais forte, médio e o mais fraco. E depois fica aquele desenho permanente, já que a mancha não sai’’, explica Humberto.
O ilustrador ainda "democratiza" (ou seria ensina?) sua técnica, pontuando um passo a passo desse tipo de pintura: ‘’É só pegar o pincel, misturar os tons de café e começar a pintar em uma superfície, como num papel ou numa tela’’, explica.
O ‘’CaféCatura’’ é uma técnica simples e curiosa. Mesmo se você não tiver, digamos, habilidades artísticas, é válido embarcar nessa "viagem", pois é muito divertido! Mas, tome cuidado para não confundir as xícaras e acabar bebendo a usada na pintura!
*Conteúdo feito em parceria com a reportagem do programa "Em Movimento", da TV Gazeta
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta