> >
Cultura em Toda Parte: abertas inscrições para 18 oficinas culturais no ES

Cultura em Toda Parte: abertas inscrições para 18 oficinas culturais no ES

Além das oficinas, 12 palestras vão compor a programação. Interessados devem se matricular no site do Instituto Brasil de Cultura e Arte - IBCA

Publicado em 18 de maio de 2021 às 17:55

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Secult/ES lança oficinas culturais com 780 vagas e bolsas que variam entre R$ 200,00 a R$ 900,00
Inscrições para oficinas e palestras do Cultura em Toda Parte  Módulo Norte acontece até sábado (22), pela internet. (Bigter Choi/Pixabay )
Gustavo Cheluje
Repórter do Divirta-se / [email protected]

Mantendo o mantra de usar a arte como instrumento de descentralização do saber, o projeto "Cultura em Toda Parte - Módulo Norte", que conta com aporte da Lei Aldir Blanc, está com inscrições abertas para 18 oficinas e 12 palestras até sábado (22).  

A matrícula é gratuita e pode ser feita no site do Instituto Brasil de Cultura e Arte - IBCA, uma das responsáveis pelo desenvolvimento do "Cultura em Toda Parte", em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura - Secult/ES. São 20 vagas para cada oficina e palestra. 

Podem participar das videoaulas - as oficinas acontecerão através do Google Meet e as palestras, transmitidas no Canal de YouTube da Galpão/ IBCA -, moradores das regiões destinadas ao projeto, ou seja, as microrregiões Sudeste Serrana, Noroeste, Nordeste, Metropolitana e Central Serrana do Espírito Santo (veja a ordem completa dos municípios no serviço abaixo).

Não é necessário ter experiência prévia para participar, basta ter mais de 14 anos, mas as oficinas e palestras podem ser melhor usufruídas por agentes culturais, artistas (cantores e atores), produtores do ramo cultural, escritores, autores e roteiristas.

A lista com os selecionados para as atividades devem ser divulgadas no dia 23 de maio, pela internet. Os links serão enviados aos participantes futuramente, mas os projetos devem acontecer entre os dias 25 de maio e 8 de junho

Oficinas e palestras tem a cultura como foco, mas dialogam com temas amplos e atuais, como Audiovisual, Literatura, Tecnologia, Interpretação, Fotografia, Música, Teatro, Gastronomia, Cultura Afro, Dança, Artesanato, Direito Autoral, Cultura Popular, Marketing, Fake News, Políticas Públicas. Os participantes que completarem os cursos terão direito a um certificado.

Entre as várias atividades, é interessante ficar de olho nas palestras ministradas pelo experiente escritor, roteirista e diretor paulista José Roberto Torero (veja no serviço abaixo), responsável por obras literárias consagradas, como "O Chalaça", e pelo roteiro de vários sucessos de bilheteria, como "Memórias Póstumas", "Pelé Eterno", "O Contador de Histórias" e "Pequeno Dicionário Amoroso", este considerado o seu melhor trabalho para o cinema.

Diretora do IBCA, e uma das produtoras responsáveis pelo Cultura em Toda Parte, Lúcia Caus defende o caráter descentralizador da iniciativa. 

"Além de ser um projeto de fomento da cadeia produtiva da cultura no Espírito Santo, o Cultura em Toda Parte – Módulo Norte promove o acesso do saber cultural com iniciativas de formação. São 30 atividades, entre oficinas e palestras, com o objetivo de democratizar o conhecimento nas inúmeras áreas da cultura. É um grande prazer poder viabilizar, em parceria com a Secult, todas essas atividades para moradores do Estado", complementa.

OFICINAS E PALESTRAS DO PROJETO CULTURA EM TODA PARTE - MÓDULO NORTE

LISTA DAS ATIVIDADES

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais