O Dia da Consciência Negra é celebrado no próximo dia 20 de novembro, mas os encontros para debates em torno do tema já estão sendo realizados desde o início do mês. A data foi criada justamente para, como o próprio nome diz, conscientizar sobre as lutas da classe e democratizar, ainda mais, as discussões que falam das conquistas e do que ainda tem a alcançar a cultura e resistência negra no Brasil e no mundo.
Em Vitória, a programação no Museu Capixaba do Negro, um dos maiores emblemas físicos da cultura afro no Estado, já começou desde o dia 1º de novembro e segue até o dia 29 deste mês. Na Capital, a Biblioteca Municipal e a Fafi também possuem celebrações especiais para as festividades do mês da consciência negra.
As atividades vão desde mesas redondas até oficinas de capacitação e feiras colaborativas, passando por manifestações musicais. Além disso, alguns municípios também têm atividades exclusivas para crianças, como é o caso de Serra, que promoverá a Semana Chico Prego entre 18 e 22 de novembro via Secretaria de Educação da cidade. As escolas da rede pública é que receberão as programações (neste caso).
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta