> >
ES tem festival inédito de música com instrumentos raros no YouTube

ES tem festival inédito de música com instrumentos raros no YouTube

Até instrumento inglês de 270 anos participará dos 12 dias do 1º Festival de Música Barroca do Espírito Santo. Ao todo, 35 profissionais estão envolvidos com o evento artístico

Publicado em 12 de julho de 2021 às 12:26

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Homem tocando violoncelo em orquestra; música; música clássica, música erudita
Homem tocando violoncelo em orquestra (imagem ilustrativa). (Freepik/Reprodução)
Autor - Pedro Permuy
Pedro Permuy
Repórter do Divirta-se / [email protected]

As músicas dos séculos XVII e XVIII, chamadas de barrocas, foram marcadas por riqueza de sons. Um dos gêneros mais famosos até hoje no braço artístico erudito nasceu naquele período: a ópera. E o instrumento tradicional da vertente também é símbolo dos grandes concertos clássicos – o órgão ou cravo.

Fato é que do dia 12 ao 24 deste mês, pelo YouTube, o Espírito Santo sediará o 1º Festival de Música Barroca do Estado, com músicos reconhecidos nacionalmente e instrumentos que são originais da época homônima na Europa, como um violoncelo de 270 anos feito na Inglaterra. Além da relíquia, outros itens também originais do período artístico têm as cordas feitas até com tripa de carneiro, além de um cravo (instrumento similar ao atual piano).

Tão rara quanto os instrumentos é a habilidade que têm os músicos que irão se apresentar no festival, como conta Washington Sielemann Andrade, coordenador geral do evento. Segundo ele, vários dos artistas vão vir de outros estados e a maioria dos instrumentos será tocada de forma inédita no Espírito Santo, já que só existe um ou poucos exemplares de cada um deles no Brasil.

“Nós preparamos um repertório típico do período e todas as atividades, que incluem master classes e apresentações, propriamente ditas, são abertas a todo o público. O nosso objetivo principal é apresentar a música barroca à população e, claro, atrair músicos que já sejam ou não interessados no tema”, fala.

Para participar, o interessado deve se inscrever pelo site da Associação Cultural Ricardina Stamato (Acris ES) e acessar a transmissão do conteúdo pelo YouTube. Depois, as apresentações ficam disponíveis na plataforma de vídeo.

Ao todo, 35 profissionais estão envolvidos diretamente com o festival e para o coordenador geral ele representa, também, valorização da arte. “Será um prazer para a gente apresentar a música barroca e com certeza o evento será o primeiro de uma série que o Espírito Santo tem potencial de assistir e sediar”, promete.

PROGRAMAÇÃO

SERVIÇO

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais