Incentivar o talento, e a criação de novas habilidades, nos adolescentes que cumprem (e cumpriram) medidas socioeducativas nas unidades de internação do Iases. Esse é o principal objetivo da exposição "Redesenhando Caminhos", em cartaz em vários pontos de Vitória, até 31 de outubro.
Com mais de 90 quadros, o acervo da mostra conta com uma diversidade de pinturas que retratam a história, vivência e percepção dos adolescentes sobre suas realidades de vida. Dentre as obras, uma seleção especial com releituras do artista plástico pernambucano Romero Britto. Algumas peças também trazem elementos da cultura africana, além de paisagens capixabas, como o Porto de Vitória e o Convento da Penha, em Vila Velha.
As obras de arte foram confeccionadas em oficinas e aulas de pintura, orientadas pela equipe técnica, professores e voluntários nas unidades de internação. Estas atividades estão presentes na jornada pedagógica das unidades e ajudam a despertar talentos antes desconhecidos, até mesmo pelos próprios adolescentes.
O acesso à cultura auxilia na transformação dos socioeducandos, como contou o diretor-presidente do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo, Bruno Pereira Nascimento. A exposição é uma oportunidade de apresentar à sociedade um pouco do trabalho desenvolvido com os adolescentes nas unidades de internação, complementa.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta