Pela terceira vez, o Festival de TV e Cinema de Muqui (Fecim) mudou de data e de local. Desta vez, a produção anuncia que o evento será realizado nos dias 19, 20 e 21 de dezembro, no teatro Neném Paiva, no Centro da cidade. A mudança de local é uma novidade já que as outras edições sempre aconteceram na Praça Central do município.
Estamos vivendo tempos sombrios na cultura e, infelizmente, não conseguimos recursos para fazer o Fecim do tamanho que o nosso público merece. Mesmo com as dificuldades, cancelar o festival nunca passou pela nossa cabeça. Então foi preciso mudar a data mais uma vez para fazer esse evento acontecer, explicou o produtor do Fecim, Jussan Silva e Silva.
Jussan destacou ainda que acredita na potência do festival de estimular o turismo e a economia local. Apesar de ser em um tamanho reduzido, a oitava edição do Fecim precisa ser realizada. Não vamos abrir mão do evento mesmo sem patrocínio. O festival vai ser produzido por pessoas que amam Muqui e amam o cinema, pontuou.
Além das mudanças, a produção divulgou os nove filmes selecionados para a mostra competitiva de TV. Confira a lista completa abaixo.
VEJA DETALHES DOS FILMES SELECIONADOS DA MOSTRA TV
1) Proibido para Maiores
Porto Alegre/RS 2018
Direção: Felipe Lesbick
Categoria: Ficção
Duração: 26 minutos
Sinopse: Nina (Duda Meneghetti) é uma jovem de 17 anos que convive com a dúvida sobre seu futuro profissional pós-colégio e com a falta de sua mãe, falecida há três anos. No meio disso tudo, Nina e seus amigos, lidam com as mais variadas tarefas da vida escolar como provas, trabalhos em dupla, campeonatos esportivos, eleições estudantis e um diretor linha dura.
2) Caçadores da Alma 2
Rio de Janeiro/RJ 2018
Direção: Silvio Tendler
Categoria: Documentário
Duração: 28 minutos
Sinopse: Com direção do premiado Silvio Tendler, a série Caçadores da Alma é uma abordagem da arte da fotografia, reconhecendo seus principais personagens: os fotógrafos e suas obras. Os diversos episódios apresentam temas que fazem parte da aventura da fotografia no século 21 e dos artistas que encontraram na imagem fixa sua linguagem maior de expressão. Caçadores da Alma confere a relevância da fotografia na construção de um olhar sobre o mundo e, sobretudo, na capacidade de ação e intervenção que ela detém sobre o próprio mundo. Entre os fotógrafos que estão no programa, nomes como Thomaz Farkas, Milton Guran, Walter Firmo, Evandro Teixeira e Custódio Coimbra. A série tem como origem o média-metragem homônimo, dirigido por Tendler no fim da década de 1980. SINOPSE DO EPISÓDIO ENVIADO: IDENTIDADE A diversidade do ser humano: a foto que tem cor, cheiro, personalidade e identidade. Na troca de uma foto posada ou no flagrante das ruas, o trabalho dos que usam a fotografia para se aproximar das histórias das pessoas.
3) Prateleiras de um monstrutivista
São Felix/BA 2019
Direção: Emaxsuel Rodrigues
Categoria: Documentário
Duração: 11 minutos
Sinopse: Episódio piloto de uma série documental sobre bibliotecas. Neste episódio, tentamos realizar uma leitura sensível sobre o monstrutivista Lucio Agra, um professor e intelectual que guarda em suas prateleiras histórias, teorias e objetos relacionados ao universo de monstros.
4) Até Provar que Não (1º episódio da série Vidas em Samba-reggae)
Salvador/BA 2018
Direção: Lucas C. S. Portela
Categoria: Ficção
Duração: 16 minutos e 18 segundos
Sinopse: Em 06 de fevereiro de 2015, no Cabula, em Salvador-BA, 24 jovens negros do bairro foram alvejados a tiro pelas forças policiais do estado. Até provar que não, a mídia e a população já atribuíam às vítimas os piores julgamentos. Quando a professora universitária Lidiane Pontes presume que o seu marido, o médico Roberson Pontes, pode ter sido uma das vítimas, vai em busca da verdade, num dia que pode mudar completamente a sua vida.
5) Jornal do Campo: Especial Cooperativismo
Muqui, Venda Nova do Imigrante, Cachoeiro de Itapemirim, Santa Maria de Jetibá e São Gabriel da Palha 2019
Direção: Cláudia Gregório
Categoria: Documentário
Duração: 26 minutos
Sinopse: O documentário faz parte das comemorações dos 40 anos do Jornal do Campo, da TV Gazeta, e mostra a importância e a força do cooperativismo para o desenvolvimento do Espírito Santo. Existem 29 cooperativas do ramo agro no estado, são quase 31 mil cooperados, de acordo com a OCB/ES. A equipe do Jornal do Campo viajou por nove dias, rodou mais de mil quilômetros para contar a história de vidas transformadas pela força dessa união. Foram contadas histórias de cinco cooperativas de norte a sul do estado: Muqui, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Cachoeiro de Itapemirim e São Gabriel da Palha. Esse documentário, além de contar a história de?ssas cooperativas, discute temas como: o papel das mulheres na zona rural, sustentabilidade e os desafios de se manter o jovem no campo.
6) O toque dos meus lábios te visita na penumbra da noite
São Paulo/SP 2019
Direção: Caio de Santis
Categoria: Ficção
Duração: 10 minutos
Sinopse: Cassandra e Érica investigam uma série de assassinatos ao mesmo tempo em que são coagidas pelo assassino. Nenhuma das vítimas possui relação entre si, exceto Érica, que namorou todas elas.
7) Quaresma
São Paulo/SP 2019
Direção: Adriano Gomez
Categoria: Ficção
Duração: 8 minutos
Sinopse: É noite de Quaresma em uma pequena vila rural. Tião, um velho roceiro local conta para sua filha um conto dos anos 70, sobre uma garota que foge de casa na noite de Quaresma para ir a uma festa.
8) Nosso amor de hoje
Goiânia/GO 2019
Direção: Daniel Calil
Categoria: Ficção
Duração: 25:20
Sinopse: Nosso Amor de Hoje conta a história do casal Ana e Camilo, que se conhece em Goiânia, muda para São Paulo e vive os próximos 30 anos juntos. O processo democrático do país, desde 1984, serve como pano de fundo e metáfora à história do casal. Três épocas diferentes, entrecortadas, estruturam as linhas narrativas da série.
Este vídeo pode te interessar
9) Never
Fortaleza/CE 2019
Direção: Wallysson Campos e Vitor Soupé
Categoria: Ficção
Duração: 18min 34seg
Sinopse: A série acompanha a vida de Roberto, um telepata que preza por seu anonimato, e a de seu amigo Thomas. A rotina banal de ambos, resumida ao trabalho para quitar as contas mensais, transforma-se numa luta para permanecerem vivos após as ameaças de um agiota, conhecido como Capitão. Nessa jornada a dupla contará com o auxílio de Ingrid, uma advogada e amiga de longa data, trazendo a tona outras questões do passado de todos os envolvidos.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais
rapido possível!
Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta