O Festival de Cinema de Muqui (Fecim) divulgou os filmes selecionados para competirem na inédita mostra competitiva de Web. Ao todo, 10 produções audiovisuais foram selecionadas. Além dos filmes escolhidos, a organização também divulgou que o festival teve a data alterada. Agora, o evento vai ser realizado nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, na Praça Central da cidade, na Região Sul do Estado.
Entre os filmes escolhidos estão: Diz a Lenda histórias de Piracicaba (direção de Felipe Amaral); Jogos de Guerra (direção de Wayner Tristão); Reexistir (direção de Antônio Cortez; Imaginários urbanos (direção de Glauber Xavier); Os guerreiros da rua (direção de Erickson Marinho); Under the sun (direção de Jonathas Veloso); In fluir (direção de Fábio Novelli e Murilo Genehr); Os escritos de um escritor escravo (direção de Pablo Siviero); Como segurar uma nuvem no chão (direção de Marco Aurélio Gal); e Sui Generis (direção de Roberto Nascimento).
De acordo com a produtora do festival, Karol Milk, a mudança da data foi necessária para ter tempo hábil de montar a estrutura que o festival merece. Foram mais de 300 filmes inscritos. Nossa curadoria teve um trabalho minucioso para a escolha das produções. Esse pente fino nos demandou mais do que imaginávamos e a data mais para frente vai nos dar segurança para produzir o Fecim com carinho e empenho de toda a equipe, pontua.
O tema do festival deste ano é De volta para o futuro na cidade menina. O objetivo, de acordo com Karol, é discutir sobre a manipulação do tempo no cinema e na televisão. É claro que nossa proposta também é estimular a economia criativa da cidade e proporcionar um intercâmbio de manifestações culturais no maior sítio histórico do Espírito Santo, destaca.
Nos próximos dias, segundo Karol, os filmes selecionados nas mostras competitivas nacionais de curtas e de longas serão divulgados. A programação do Fecim é gratuita e também vai contar com workshops, além de atrações musicais.
Ainda de acordo com Karol, o Festival Multipliqui que foi transferido para os dias 14 e 15 de novembro permanece na mesma data.
VEJA DETALHES DOS FILMES SELECIONADOS DA MOSTRA WEB
1) "Diz a Lenda... Histórias de Piracicaba"
Piracicaba/SP - 2017
Direção: Felipe Amaral
Categoria: Documentário
Duração: 20 minutos
Sinopse: A cultura de um povo é sua maior fonte de riqueza imaterial, é o que define sua identidade, e sofre transformações através do tempo e do espaço. Por isso, torna-se necessário que as expressões culturais de um grupo sejam preservadas para futuras gerações. O documentário Diz a Lenda Histórias de Piracicaba surgiu da necessidade de auxiliar na proliferação e na preservação das histórias (reais e imaginárias) da cidade de Piracicaba, contadas pelos seus próprios moradores, da sua maneira e baseadas em suas recordações.
2) "Jogos de Guerra"
Petrolina/PE - 2019
Direção: Wayner Tristão
Categoria: Animação
Duração: 40 segundos
Sinopse: Brincadeiras bélicas.
3) "Reexistir"
São Paulo/SP - 2019
Direção: Antônio Cortez
Categoria: Documentário
Duração: 4 minutos por episódios (20 min. total)
Sinopse: "Reexistir" é uma web-série documental que apresenta vivências e resistências nas histórias de luta da comunidade LGBT. Histórias estas, contadas em prol de gerar mais empatia e compaixão entre as pessoas de dentro e fora da comunidade, e principalmente, levar uma mensagem de esperança, força e resiliência para todos os LGBT's, nos estimulando a seguir de cabeça erguida e continuar resistindo.
4) "Imaginários Urbanos"
Macéio/AL
Direção: Glauber Xavier
Categoria: Documentário
Duração: 24 minutos e 40 segundos
Sinopse: Imaginários Urbanos mixa arte, corpo e cidade, esboçando inquietações de um grupo de pesquisadores e artistas dispostos a estimular reflexões sobre as representações simbólicas da cidade de Maceió.
5) "Os Guerreiros da Rua"
Recife/PE - 2018
Direção: Erickson Marinho
Categoria: Ficção
Duração: 23 minutos
Sinopse: Recife, década de 90. Quatro amigos se organizam para criar suas próprias aventuras e vive-las pelas ruas de sua comunidade, imaginando missões, seres fantásticos e eles mesmos como guerreiros dotados de poderes especiais. Cada brincadeira é um novo capítulo da jornada maior do quarteto, que se dá a importante tarefa de libertar criaturas mágicas e proteger o bairro de um poderoso inimigo imaginário que planeja dominar tudo.
6) "Under The Sun"
Anápolis/GO - 2018
Direção: Jonathas Veloso
Categoria: Ficção
Duração: 20 minutos
Sinopse: Em meio a uma crise de água potável e altas temperaturas, um homem vaga, buscando uma forma de continuar vivo.
7) "In fluir"
Cascaval/PR - 2018
Direção: Fábio Novelli e Murilo Genehr
Categoria: Ficção
Duração: 10 minutos
Sinopse: Após o desaparecimento de um ex-professor, dois alunos entram em sua antiga casa, em busca de respostas ou de um sinal de vida.
8) "Os escritos de um escritor escravo"
Rio de Janeiro/RJ - 2017
Direção: Pablo Siviero
Categoria: Ficção
Duração: 32 minutos e 57 segundos
Sinopse: Maurício é um jovem roteirista e escritor que, depois de passar por uma desilusão amorosa, vive um momento de bloqueio artístico. Tentando encontrar uma saída para voltar a escrever, ele procura em suas histórias a solução dos problemas. Personagens de todos os estilos e personalidades vão surgir para tentar preencher o vazio que vive Maurício. Uma caminhada que não é apenas para amenizar suas perturbações, mas também, para reencontrar o verdadeiro artista que vive dentro dele.
9) "Como segurar uma nuvem no chão"
São Paulo/SP - 2017
Direção: Marco Aurélio Gal
Categoria: Ficção
Duração: 18 minutos
Sinopse: O que acontece depois do "FIM"? A fábula de Isabela, a viagem fantasmagórica de uma menina em busca de sua verdadeira essência.
Este vídeo pode te interessar
10) "Sui Generis"
Vitória/ES - 2017
Direção: Roberto Nascimento
Categoria: Ficção
Duração: 07 minutos e 24 segundos
Sinopse: Claudia e Marcus tem um relacionamento moderno.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais
rapido possível!
Clique no botão ao lado e envie sua mensagem
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta